v. 47 (2022): Roteiro

					Visualizar v. 47 (2022): Roteiro

“A pandemia constitui um marco disruptivo na história de Educação contemporânea. A Educação Inclusiva enfrenta desafios específicos que urge sistematizar e que exigem respostas estratégicas, elencadas em políticas públicas articuladas. O presente artigo, da autoria de Joaquim Colôa, caracteriza a realidade emergente de ensino à distância em contexto atípico, identifica vulnerabilidades do sistema que inviabilizam a equidade e propõe como imperativo, a atribuição de significado e a concretização da inclusão em plenitude. Neste sentido, constitui uma análise indispensável em tempos de pandemia e contribui para a reflexão sobre Educação Sustentável.

No que respeita a Portugal, as fragilidades do Regime Jurídico de Educação Inclusiva escalaram perante o imperativo de confinamento. A tecnologia e meios informáticos permitiram alguma transição para o ensino à distância, no entanto, foi evidente a reduzida literacia digital que coexiste com constrangimentos socioeconómicos de agregados familiares e contextos educativos. Profissionais de educação e familiares manifestarem entendimentos distintos relativamente ao acolhimento à diversidade neurológica e funcional, o que evidenciou a importância da comunicação entre agentes e intersistemas. O artigo reforça que urge pensar a Educação em completude e articular estruturas conceptuais sólidas com respostas operacionais ágeis e dinâmicas. É esse o carácter inovador que a atual conjuntura exige.”

Publicado: 23-12-2021

Editorial

  • Editorial

    Marilda Paschoal Schneider, Camila Regina Rostirola
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.32820

Seção temática: Políticas públicas, educação especial e processos de inclusão: perspectivas críticas

  • Processos compensatórios e subjetividade de pessoas com dislexia na universidade: contribuições da teoria histórico-cultural

    Clariane do Nascimento de Freitas, Fabiane Adela Tonetto Costas
    e27293
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27293
  • Escola para todos e cada um: proposta de síntese entre planejamento coletivo e planejamento individualizado

    Adriane Cenci, Amélia Rota Borges de Bastos
    e27402
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27402
  • Tempos de pandemia: quando os frágeis sintomas de inclusão se transformam em sinais de exclusão

    Joaquim Colôa
    e27101
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27101
  • Traços da teoria histórica na política da educação especial em Cuba

    Elsie Alejandrina Pérez Serrano, Ciro Miguel Labrada Silva
    e26564
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.26564
  • Educação e deficiência visual: análise da produção científica sobre o desenvolvimento da linguagem escrita

    Fabiana Rangel, Sonia Lopes Victor
    e27442
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27442
  • Teoria e prática no referencial curricular do Paraná: implicações no desenvolvimento do psiquismo humano

    Elisabeth Rossetto, Solange de Castro
    e28152
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28152
  • Educação escolar em tempos de pandemia: direito à educação, ensino remoto e desigualdade social

    Cesar Augusto Rogrigues
    e27430
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27430
  • Resenha Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações

    ANNA MARIA LUNARDI PADILHA
    27258
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27258
  • As contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotski no âmbito da educação especial no Brasil

    Ivone de Oliveira
    e27221
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27221
  • Sobre a capa

    Maria Edith Romano Siems
    e30706
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30706

Seção temática: Educação do Campo: análises e resistências em movimento

  • Forma-ação: o estágio curricular supervisionado em artes visuais nas confluências com a educação do campo

    Daniela da Cruz Schneider, Hertha Silva
    e29296
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29296
  • Fonec: a construção de um intelectual orgânico coletivo dos(as) camponeses(as) no Brasil

    Mônica Castagna Molina, Clarice Aparecida dos Santos
    e29623
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29623
  • O projeto neodesenvolvimentista, a ortodoxia neoliberal e o retrocesso na política de educação do campo

    Magda Gisela Cruz dos Santos, Conceição Paludo
    e28202
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28202
  • A formação de professores de linguagens para as escolas do campo na luta de classes: um estudo comparativo de duas propostas curriculares

    Priscila Monteiro Chaves, Maria Amélia Dalvi , Silvanete Pereira dos Santos
    e29931
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29931
  • Uma abordagem territorial na formação de professores indígenas na educação do campo: diálogos latino- americanos

    Cláudia Battestin, Francisco Gárate Vergara, Willian Simões
    e28200
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28200
  • BNCC E BNC-formação: consequências na formação de professores para as escolas do campo

    Mauro Titton
    e29548
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29548
  • Da educação do campo ao direito ao campo? Práticas e discursos situados do rural português

    Emiliana Marques, Tiago Castela
    e28222
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28222
  • A luta pelo território como princípio educativo nos processos de educação do campo na América Latina: um estudo de caso no Brasil e na Argentina

    Lucas Henrique Pinto, Edgar Leite de Oliveira
    e29326
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29326
  • Educação do campo em tempos de pandemia no município de Riacho de Santana

    Antônio Domingos Moreira, Ramofly Bicalho Santos
    e27913
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27913
  • Prática educativa em salas multisseriadas do campo a partir dos temas geradores de Paulo Freire

    Débora Monteiro do Amaral , Irani da Silva de Jesus
    e29363
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29363
  • Formação humana na licenciatura em educação do campo orientada pelos pressupostos freirianos de interdisciplinaridade

    Sheila Mangoli Rocha, Gomercindo Ghiggi
    e29546
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29546
  • Educação do campo e ensino de filosofia intercultural

    Giselle Moura Schnorr, Eliane Camargo, María Luz Mejias Herrera
    e29624
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29624
  • A cosmologia andina e dos Povos Kaingang: pensando a educação do campo

    Jaílson Bonatti, Elison Antonio Paim, Mário Mejía Huáman
    e28196
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28196
  • Educação do campo e a relação com os movimentos sociais: uma pesquisa sistemática

    Isaura Isabel Conte
    e28069
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28069
  • Escola nova, educação do campo e a política educacional: a experiência do programa escola ativa

    Márcio Adriano de Azevedo, Maria Aparecida de Queiroz, Francisco das Chagas Silva Souza
    e28138
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28138
  • A escola do campo no Congo: diálogos interculturais

    Hildegard Susana Jung
    e28179
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28179
  • Resenha Notas sobre “Diálogos sobre Políticas Educacionais: resistência na Educação do Campo”

    Leonardo Dorneles Gonçalves
    e28161
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28161

Seção temática: O ensino da didática na formação de professores

  • Apresentação: O ensino da didática na formação de professores

    Nadiane Feldkercher
    e30714
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30714
  • A didática no epicentro da formação de professores: crise e superação em contexto de pandemia

    Rosana Aparecida Ferreira Pontes, Suzana dos Santos Gomes, Vania Finholdt Angelo Leite
    e30146
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30146
  • Didática no ensino remoto emergencial na visão de estudantes de licenciaturas do Centro-Oeste brasileiro

    José Carlos Libâneo, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Renato Barros de Almeida
    e30221
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30221
  • Educação superior pública e o ensino remoto emergencial: desafios, dilemas e possibilidades

    Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Kátia Morosov Alonso
    e30120
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30120
  • Ensino remoto emergencial de didática em Cursos de Licenciaturas do Sul do Brasil

    Nadiane Feldkercher, Lui Nörnberg
    e30118
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30118
  • A didática como lugar de futuros possíveis: do ensino remoto ao pós-pandemia

    Jose Leonardo Rolim de Lima Severo, Cristina Maria D'Ávila Teixeira, Aline Daiane Nunes Mascarenhas
    e30185
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30185
  • Perspectiva dos estudantes sobre o ensino de didática no modo remoto

    Grace Gotelip Cabral, Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria
    e30270
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30270
  • Planejamento Didático no Ensino Superior em tempos de Pandemia

    Vani Moreira Kenski, Julia Moreira Kenski
    e30226
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30226
  • Portfólios online no desenho didático da Pós-graduação Stricto Sensu

    Edmea Santos, Kathia Marise Borges Sales, Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso
    e30200
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30200
  • Esfera pública, conhecimento escolar e ensino crítico

    Jaume Martínez Bonafe
    e30056
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30056
  • Chaves para seleção e desenho de estratégias metodológicas e sequências didáticas no ensino superior

    José TeJada-Fernández
    e30083
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30083
  • Recuperando o sentido das atividades: reflexões sobre a importância do desenho didático

    Manuel Fernández Navas, Noelia Alcaraz Salarirche
    e30242
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30242
  • A interdisciplinaridade no ensino das ciências experimentais: o estado atual da questão

    Rocío Quijano-López, Óscar Gavín Chocano, Miguel Pérez-Ferra
    e30105
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30105
  • Entrevista: A didática na formação inicial de professores para a atuação na educação básica, com Ilma Passos Alencastro Veiga

    Edileuza Fernandes Silva, Maria Alessandra Lima Moulin
    e30140
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30140
  • Resenha – Por uma didática sensível na educação superior

    Giovana Cristina Zen
    e30172
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30172
  • Sobre a capa

    Paola Koling
    e30705
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30705

Artigos de demanda contínua

  • Pesquisas sobre Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação

    Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Maria Aparecida Guedes Monção, Rosana Evangelista da Cruz
    e30425
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30425
  • Gestão escolar e oferta em extensões de matrícula da rede estadual de ensino do Ceará

    Ana Lea Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    e30057
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30057
  • Movimento entre concreto e abstrato na formação de conceitos matemáticos por estudantes privados de liberdade

    Francisco Carneiro Braga, Josélia Euzébio da Rosa
    e30051
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30051
  • Produção de conhecimento sobre Accountability na educação básica, secundária e educação média na Colômbia

    José Emilio Díaz Ballén, Jorge Jairo Posada Escobar
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30047
  • Educação e ideologia do neodesenvolvimentismo: heteronomia no campo educacional

    Eneida Oto Shiroma, Isaura Mônica Souza Zanardini
    e29677
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29677
  • O papel da Matemática na vida cotidiana: uma análise das concepções de professores de Matemática

    Iuri Kieslarck Spacek, Vidalcir Ortigara
    e29377
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29377
  • Contribuições teórico-metodológicas para pesquisa e formação críticas

    Maria Emiliana Lima Penteado, Jane Mery Richter Voigt, Wanda Maria Junqueira de Aguiar
    e29249
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29249
  • A redução do papel do professor-mestre à condição ilusória de empreendedor

    Altair Alberto Fávero, Ana Lucia Vieira, Renata Cecília Estormovski
    e28387
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28387
  • Transporte escolar e implicações para acessibilidade, permanência e êxito de estudantes quilombolas

    Suely Dulce de Castilho, Michele Corrêa de França
    e29393
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29393
  • Jornal do professor: a voz do magistério do estado de Pernambuco (1955-1962)

    Iracema Santos Carvalho dos Anjos, Virgínia Pereira da Silva de Ávila
    e28232
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28232
  • Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

    Calila Mireia Pereira Caldas, Joilson Pereira da Silva, Karine David Andrade Santos
    e27751
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27751
  • Publicidade com crianças: notas sobre Programa “Leia para uma Criança” do Itaú Social

    Kênia Mendonça Diniz, Iara Vieira Guimarães
    e28143
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.28143
  • Educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira: concepções, princípios e determinações

    Candida Soares da Costa, Sérgio Pereira dos Santos
    e26478
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.26478
  • Trabalho pedagógico na EJA EPT: considerações com base em estudo de uma realidade

    Marcos José Andrighetto, Mariglei Severo Maraschin, Liliana Soares Ferreira
    e27385
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27385
  • Ensino remoto emergencial e a mediação de intérpretes de Libras no município de Timon - Maranhão

    Lílian de Sousa Sena, Márcia Raika e Silva Lima, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
    e27745
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27745
  • Austeridade fiscal no financiamento da educação em Curitiba (2017 – 2019): uma perspectiva crítico dialética

    Marcus Quintanilha da Silva
    e27311
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27311
  • A gestão democrática e suas novas feições no transcurso histórico brasileiro

    Viviane Barbosa Perez Aguiar, Maria José Ferreira Ruiz, Edwylson de Lima Marinheiro
    e23832
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.23832
  • Escolas Cívico-Militares: constituição/rendição de subjetividades em prol de obediência e servidão

    Roque Strieder, Andrerika Vieira Lima Silva
    e27409
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27409
  • Memórias de gestores escolares em municípios do norte do Rio Grande do Sul

    Darciel Pasinato, Angela Thums, Rosangela Fritsch
    e27845
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27845
  • O empresariamento da educação superior e as tecnologias de intensificação do trabalho docente

    Diego Bechi
    e27339
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27339
  • Blended Learning: modelos pedagógicos para o ensino superior

    Mario Vásquez Astudillo, Vanessa dos Santos Nogueira
    e27577
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.27577
  • Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais

    Camilo Darsie, Roberval Angelo Furtado
    e25047
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.25047
  • Resenha – Os sinos se dobram por Alfredo

    Mônica Tessaro
    e29750
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.29750