BNCC E BNC-formação: consequências na formação de professores para as escolas do campo

Autores

  • Mauro Titton Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação/Departamento de Metodologia de Ensino https://orcid.org/0000-0001-9146-4019

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.29548

Palavras-chave:

formação de professores, educação do campo, licenciatura em educação do campo, BNCC, BNC-Formação

Resumo

Este artigo traz elementos derivados de reflexões coletivas no âmbito dos movimentos sociais acerca das consequências da BNCC e da BNC-Formação sobre a formação dos professores. Para tal, parte de uma pesquisa qualitativa e de análise documental. Apresenta breve síntese dos aspectos formativos contidos naqueles documentos normativos, historiciza o surgimento de cursos próprios para a formação de professores para as escolas do campo, recupera elementos estratégicos da proposta formativa elaborada por professores e movimentos sociais ao longo de sua trajetória de lutas e finaliza reconhecendo desafios e problemáticas que necessitam de aprofundamento nas reflexões. Com isso, busca contribuir no debate e na construção da resistência ao avassalador avanço do capital sobre a formação.

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Biografia do Autor

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação/Departamento de Metodologia de Ensino

Doutor em Educação; Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do CED/UFSC e membro do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-Marx).

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Publicado

17-02-2022

Como Citar

TITTON, M. BNCC E BNC-formação: consequências na formação de professores para as escolas do campo. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e29548, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.29548. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29548. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação do Campo: análises e resistências em movimento

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