Contribuições teórico-metodológicas para pesquisa e formação críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.29249

Palavras-chave:

Materialismo Histórico e Dialético, Psicologia Sócio-histórica, Formação Docente, Pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições do método Materialista Histórico e Dialético e dos pressupostos da Psicologia Sócio-histórica para pesquisas com professores e gestores acerca das significações constituídas sobre o currículo da formação inicial e sobre questões educacionais e pedagógicas vividas na atividade docente. Para isso, partimos de duas investigações que compartilham do propósito de compreender e explicar aspectos constitutivos da atividade e da formação docente. Nessa direção, aprofundaremos as categorias utilizadas pelas duas pesquisas, destacando os procedimentos de análise utilizados, que, apesar de comuns, foram marcados pelas especificidades dos seus objetivos. Na medida em que elementos teóricos são articulados em espaços reflexivos, como proposto nas pesquisas discutidas neste artigo, tanto no processo de escuta dos professores como numa proposta denominada Pesquisa e Formação, as análises e reflexões indicam que há uma relevante contribuição para superar desafios do cotidiano de cada realidade investigada.

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Biografia do Autor

Maria Emiliana Lima Penteado, Rede de Ensino Municipal de São Paulo - REMSP

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Pesquisadora no Grupo Atividade Docente e Subjetividade – GADS - PUC-SP. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. ORCID https://orcid.org/0000-0002-3953-1525. Lattes:  CV: http://lattes.cnpq.br/7460041946050701. E-mail: emipenteado@gmail.com

Jane Mery Richter Voigt

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora geral do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação, na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas e práticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

  ORCID:  0000-0003-2180-5476

Wanda Maria Junqueira de Aguiar , PUC-SP

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Mestrado (1988) e Doutorado (1996) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora  do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores .  Publicou 20 artigos em periódicos especializados e 81 trabalhos em anais de eventos. Possui 49 capitulos de livros publicados e participou da organização de 5 livros nos últimos dez anos. Participou de 12 eventos no exterior e 34 no Brasil. Orientou 43 dissertações de Mestrado e 23 de Doutorado, sendo que no momento orienta 3 alunos Doutorado, 7 de Mestrado e 1 de Pós-Doc. Atua na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica.. Desde 2018 possui Bolsa Produtividade CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq - Atividade Docente Subjetividade (GADS). Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, são: educação, psicologia da educação, formação de professor, significações, dimensão subjetiva e emancipação/transformação.

 

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

PENTEADO, M. E. L.; RICHTER VOIGT, J. M.; JUNQUEIRA DE AGUIAR , W. M. . Contribuições teórico-metodológicas para pesquisa e formação críticas. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e29249, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.29249. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29249. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua