Pesquisas sobre Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30425

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, Estudos de revisão, Estado da Arte, Gestão da Educação, Financiamento da educação

Resumo

A gestão e o financiamento da educação são temas abrangentes que abarcam diversos subtemas e perspectivas teórico-metodológicas. Este artigo tem por objetivo analisar os estudos de revisão sobre gestão e financiamento da educação quanto ao desenho metodológico e aos aspectos analisados pelos autores. Trata-se de um estudo de revisão, de abordagem qualitativa, com base em análise documental. O corpus do artigo compreende 12 produções que foram submetidas à leitura e análise integral. O estudo revelou a necessidade de maior diálogo dos autores com a literatura sobre os estudos de revisão, a importância da constituição de banco de dados, bem como a relevância de pesquisas coletivas desenvolvidas em rede para o avanço do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Universidade Federal de São Carlos/Faculdade Zumbi dos Palmares

Mestrado (2001-2004) e doutorado (2007-2012) em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós Doutorado (2017-2019) pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.  Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (aposentada). Tem experiência em assessorar Secretarias de Educação (Gestão escolar e formação de professores). Pesquisadora da Rede EScola Pública e Universidade (REPU). Projetos de Pesquisa em andamento: Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas; Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018). Livros publicados: Formação e participação políticas de conselheiros e conselheiras de escola; A escola pública feita por várias mãos (org com Rubens Barbosa de Camargo) ambos Editora Appris. Interesse: gestão escolar democrática, organização do trabalho na escola, política e gestão educacional.

 

Maria Aparecida Guedes Monção, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP. Integra Grupo de Pesquisa Politicas, Educação e Sociedade e o Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento educacional. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Educação Infantil, Política Públicas em Educação Infantil, Gestão Escolar e Formação de Professores. Atuou na coordenação do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo no período de 2012 a 2017.

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia (1996) e Serviço Social (1989) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Piauí e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com o tema gestão e financiamento da educação. Membro da rede de pesquisadores em financiamento da educação, do Observatório da Remuneração Docente e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Direção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (gestão 2013/2014) e da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (gestão 2015/2017)

Referências

ALVES, T.; PINTO, J. M. de R. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 606-639, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 191-A, p. 1, 5 out. 1988. Legislação Informatizada – Constituição de 1988 – Publicação Original. Disponível em: w2.camara.leg.br/legin/fed/ consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 10 jan. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 04 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de julho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, Edição Extra, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/ 2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 26 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996b. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Ensino Superior. Dados quantitativos de programas recomendados e reconhecidos. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=38. Acesso em: 17 mai. 2020.

CASTRO, M. L. S. de; WERLE, F. O. C. Estado do Conhecimento em Administração da Educação: Uma análise dos artigos publicado sem periódicos nacionais 1982-2000? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.12, n. 45, p. 1045-1064, out./dez. 2004.

DAVIES, N. Levantamento bibliográfico sobre financiamento da educação no Brasil de 1988 a 2014. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 15, p. 91-162, 2014.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas Estado da Arte. Educ. Soc., v. 23, n. 79, p. 257-272, agosto, 2002.

GRACINDO, R. V.; KENSKI, V. M. Gestão de Sistemas Educacionais: a Produção de Pesquisas no Brasil. In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (org.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil (1991 a 1997). Brasília: MEC/INEP, 2001. p. 113-126.

JACOMINI, Márcia Aparecida; CRUZ, Rosana Evangelista da. O financiamento da educação na produção acadêmica de programas de pós-graduação no Brasil (2000-2010). Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, p. 653-675, set./dez. 2019.

LEÃO, A. C. Introdução à Administração Escolar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939.

MAIA, G. Z. A. As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. RBPAE, v. 24, n1, p.31-50, jan./abr. 2008.

MARTINS, Â. M. (org.) Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000/2008). Brasília: Liber Livro, 2011.

MARTINS, Â. M.; SILVA, V. G. da. Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000/2008). Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 142, 2011a.

MARTINS, Â. M.; SILVA, V. G. da. Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados: uma visão geral. In: MARTINS, Â. M. (org.) Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000/2008). Brasília: Liber Livro, 2011b. p. 49-71.

MARTINS, Â. M.; SILVA, V. G. da; TAVARES, M. R. A produção científica discente: teses e dissertações sobre gestão, autonomia e órgãos colegiados In: MARTINS, Â. M. (org.) Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000/2008). Brasília: Liber Livro, 2011c. p. 73-164.

MARTINS, Â. M.; SOUSA, S. Z. A produção científica sobre avaliação educacional e gestão de sistemas e de escolas: o campo da questão entre 2000 e 2008. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 74, p. 9-26, jan./mar. 2012.

OLIVEIRA, C. de; TEIXEIRA, L. H. Municipalização e Gestão Municipal da Educação. In: WITTMANN, L.; GRACINDO, R. (org.). Políticas e Gestão da Educação (1991-1997). Brasília: MEC/ INEP, 2001.

OLIVEIRA, C. de; LOPES, V. V. A produção de artigos em periódicos sobre gestão, autonomia e o funcionamento de órgão colegiados. In: MARTINS, Â. M. (org.) Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000/2008). Brasília: Liber Livro, 2011. p. 249-301.

OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES, I. Revisão de literatura: O conceito de Gestão Escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, jul./set. 2018.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PAZETO, A. E.; WITTMANN, L. C. Gestão da Escola. In: WITTMANN, L.; GRACINDO, R. (org.). Políticas e Gestão da Educação (1991-1997). Brasília: MEC/ INEP, 2001.

RIBEIRO, J. Q. Ensaios de uma teoria de Administração Escolar. São Paulo: Saraiva, 1986.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANDER, B. Administração da educação no Brasil: evolução do conhecimento. Fortaleza: Edições UFC, 1982.

SANTOS, A. S. R. dos. Financiamento da educação no Brasil: o estado da arte e a constituição do campo (1996-2010). Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

SANTOS, A. S. R. dos. Financiamento da Educação no Brasil: Estudo Bibliométrico Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) 1996 a 2015. Curitiba/PR: Editora CRV, 2017.

SOUZA, D. B. de. Processos de gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados nos anais de eventos nacionais da Anped e Anpae (2000-2008). In: MARTINS, Â. M. (org.) Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000/2008). Brasília: Liber Livro, 2011. p. 165-247.

SOUZA, Â. R. de. Os caminhos da produção científica sobre gestão escola. RBPAE, v.22, n.1, p.13-39, jan/jun, 2006.

SOUZA, Â. R. de. A pesquisa em política e gestão da educação no Brasil (1998–2015): atualizando o estado do conhecimento. Educ. Soc., Campinas, v.40, 2019.

TEIXEIRA, A. S. Natureza e função da administração escolar. In: TEIXEIRA, A. S.et al. Administração escolar. Salvador: Anpae, 1968. p. 9-17.

VELLOSO, J. Pesquisas no país sobre financiamento da educação: onde estamos? In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (org.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil (1991 a 1997). Brasília: MEC/INEP, 2001. p. 63-73.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

WITTMANN, L.; GRACINDO, R. V. (org.). Políticas e Gestão da Educação (1991-1997). Brasília: MEC/Inep/Comped, Anpae, 2001. (Série Estado do Conhecimento n. 5).

Downloads

Publicado

06-12-2022

Como Citar

PERRELLA, C. dos S. S.; MONÇÃO, M. A. G.; CRUZ, R. E. da . Pesquisas sobre Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30425, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30425. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30425. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.