Pesquisas sobre Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30425

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, Estudos de revisão, Estado da Arte, Gestão da Educação, Financiamento da educação

Resumo

A gestão e o financiamento da educação são temas abrangentes que abarcam diversos subtemas e perspectivas teórico-metodológicas. Este artigo tem por objetivo analisar os estudos de revisão sobre gestão e financiamento da educação quanto ao desenho metodológico e aos aspectos analisados pelos autores. Trata-se de um estudo de revisão, de abordagem qualitativa, com base em análise documental. O corpus do artigo compreende 12 produções que foram submetidas à leitura e análise integral. O estudo revelou a necessidade de maior diálogo dos autores com a literatura sobre os estudos de revisão, a importância da constituição de banco de dados, bem como a relevância de pesquisas coletivas desenvolvidas em rede para o avanço do conhecimento.

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Biografia do Autor

Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella, Universidade Federal de São Carlos/Faculdade Zumbi dos Palmares

Mestrado (2001-2004) e doutorado (2007-2012) em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós Doutorado (2017-2019) pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos.  Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (aposentada). Tem experiência em assessorar Secretarias de Educação (Gestão escolar e formação de professores). Pesquisadora da Rede EScola Pública e Universidade (REPU). Projetos de Pesquisa em andamento: Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas; Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018). Livros publicados: Formação e participação políticas de conselheiros e conselheiras de escola; A escola pública feita por várias mãos (org com Rubens Barbosa de Camargo) ambos Editora Appris. Interesse: gestão escolar democrática, organização do trabalho na escola, política e gestão educacional.

 

Maria Aparecida Guedes Monção, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Faculdade de Educação da UNICAMP. Integra Grupo de Pesquisa Politicas, Educação e Sociedade e o Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento educacional. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Educação Infantil, Política Públicas em Educação Infantil, Gestão Escolar e Formação de Professores. Atuou na coordenação do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo no período de 2012 a 2017.

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia (1996) e Serviço Social (1989) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Piauí e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com o tema gestão e financiamento da educação. Membro da rede de pesquisadores em financiamento da educação, do Observatório da Remuneração Docente e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Direção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (gestão 2013/2014) e da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (gestão 2015/2017)

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

PERRELLA, C. dos S. S.; MONÇÃO, M. A. G.; CRUZ, R. E. da . Pesquisas sobre Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30425, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30425. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30425. Acesso em: 4 nov. 2024.

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