Trabalho pedagógico na EJA EPT: considerações com base em estudo de uma realidade
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.27385Palavras-chave:
Trabalho Pedagógico, EJA EPT, Projeto Pedagógico, Políticas Públicas Educacionais.Resumo
Este estudo objetivou analisar as orientações para o trabalho pedagógico na formação dos estudantes da EJA EPT, de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A EJA EPT trata-se, portanto, de uma política educacional para formação integral dos estudantes, que possibilita o desenvolvimento humano, social e político juntamente com a profissionalização. Nesse sentido, realizou-se análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EJA EPT, entendido como documento orientador do trabalho pedagógico no curso. Compreende-se que o Projeto Pedagógico é o texto que contém, quando efetivamente elaborado pelo coletivo, as disputas, os movimentos políticos, as tensões e contradições institucionais, as intencionalidades e os meios para alcançar os objetivos pedagógicos, configurando-se, portanto, em importante conteúdo que caracteriza como o trabalho pedagógico é projetado e deveria ser realizado na instituição. O estudo, de caráter qualitativo, tem como perspectiva teórico-metodológica a análise dialética. A técnica de produção de dados foi a análise documental e os dados produzidos foram analisados dialeticamente para entender os movimentos do trabalho pedagógico previsto para a formação dos estudantes da EJA EPT. Os resultados apontam para a necessidade de espaços de formação continuada e reuniões, além da fragilidade em se conferir a apenas um setor que compõe a instituição a responsabilidade sobre os processos educativos na mediação com o trabalho pedagógico dos professores.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. O direito a tempos-espaços de justo e digno viver. In: MOLL, J. (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para EJA: itinerários pelo direito de uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BRASIL. Decreto n. 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica ao na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Documento Base PROEJA Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio. Acesso em: 08 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica. PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Documento Base. Brasília, DF: MEC, 2009.
BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11195.htm. Acesso em: 13 mar. 2021.
BRASIL. Parecer n. 11, de 10 de maio de 2000. Conselho Nacional de Educação. Câmara de educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 01 fev. 2022.
BRASIL. Projeto pedagógico do curso técnico em agroindústria integrado na modalidade de educação de jovens e adultos. Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha, 2014. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/projeto-pedag%c3%b3gico-de-curso/campus-santo-augusto. Acesso em: 27 set. 2020.
FERREIRA, L. S. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 176-189, 2008.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623664319
FRIGOTTO, G. Educação omnilateral. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FRIZZO, G. F. E; RIBAS, J. F. M; FERREIRA, L. S. “A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista”. In: Educação, v. 38, n. 03, p. 553-564, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/198464448987
FUENTES, R. C; FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 722-737, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p722
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
GRAMSCI, A. Os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. In: Cadernos do cárcere. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b. Caderno 12.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução: Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KUENZER, A. Z. A Exclusão includente e a inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
MARASCHIN, M. S. Dialética das disputas: trabalho pedagógico a serviço da classe trabalhadora? 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
MARASCHIN, M. S. Trabalho pedagógico na educação profissional: o PROEJA entre disputas, políticas e experiências. Curitiba: Appris, 2019.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOLL, J. et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MOLL, J. (org). Educação de jovens e adultos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
OLIVEIRA, R. A (Des) Qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200004
RIBAS, J. F. M; FERREIRA, L. S. Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 125-143, jan./mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40235
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, I. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
VIEIRA PINTO, A. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.
VIEIRA PINTO, A. Sete lições sobre educação de adultos. 16. ed. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos José Andrighetto, Mariglei Severo Maraschin, Liliana Soares Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.