Escola para todos e cada um: proposta de síntese entre planejamento coletivo e planejamento individualizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27402

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem, Planejamento Educacional Individualizado, Vigotski

Resumo

A garantia de acesso em ambientes escolares não restritivos, com igualdade de oportunidades, é uma das premissas das políticas de inclusão. Tal garantia, na perspectiva vigotskiana, pode ser também tomada como alternativa ao desenvolvimento, considerando ser a escola um espaço cujas práticas podem culminar em aprendizagem para estudantes com deficiência. Vigotski viveu noutro contexto histórico e cultural, contudo, os princípios da sua teoria acerca do desenvolvimento das pessoas com deficiência podem ser orientadores para uma proposta de escola inclusiva. Este artigo é desencadeado pela proposição vigotskiana de síntese dialética entre o ensino comum e o ensino especializado, destacando o trabalho colaborativo na escola inclusiva. Tem como objetivo propor uma síntese entre o planejamento individualizado e o planejamento coletivo, organizados, respectivamente, em propostas, como o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Configura-se como um ensaio teórico que busca aproximações entre os escritos de Vigotski e as formas de organização do ensino na perspectiva inclusiva. Ao invés de polarizar os diferentes designs de planejamento do ensino, compreende-se o potencial de uma proposta de planejamento colaborativa, que agregue tanto o coletivo (como o DUA) quanto o individual (como o PEI) para a construção de síntese que supere limitações, preservando a essência de cada uma dessas abordagens metodológicas. Desse modo, apresentam-se orientações para o planejamento, que é coletivo e individualizado, a partir de uma perspectiva colaborativa, como construção da síntese dialética.

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Biografia do Autor

Adriane Cenci, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Mestre em Educação pela UFSM. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Amélia Rota Borges de Bastos, Universidade Federal do Pampa – Bagé/RS

Professora Associada da Área de Educação, da Universidade Federal do Pampa – Bagé/RS

Pós-Doutorado em Educação pela UFPel. Doutora em Educação pela Unisinos, com complementação de estágio sanduíche na Universidade do Porto-PT. Mestre em Educação pela UFPel. Especialista em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos da Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat. Graduada em Psicologia pela UCPEL.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1075436289053313

ORCID: 0000-0003-2355-5263

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

CENCI, A.; BASTOS, A. R. B. de. Escola para todos e cada um: proposta de síntese entre planejamento coletivo e planejamento individualizado. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27402, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27402. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27402. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas públicas, educação especial e processos de inclusão: perspectivas críticas