Planejamento Didático no Ensino Superior em tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30226

Palavras-chave:

Planejamento Didático, Formação Docente, Ensino Remoto Emergencial, Didática Digital

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa exploratória sobre o processo de planejamento didático de professores universitários durante a pandemia.  Seu objetivo foi o de identificar as características de um novo fazer pedagógico, digitalmente mediado, a partir das percepções dos docentes em, pelo menos, três oferecimentos remotos de suas disciplinas. O estudo baseou-se nas respostas de 25 professores universitários, de diversas áreas do conhecimento, sobre alterações em seus planejamentos didáticos para desenvolver atividades online durante a pandemia. Para o estudo, nós, como autoras desenvolvemos questionário, disponibilizado em plataforma virtual e respondido pelos professores. As respostas – voluntárias e anônimas- foram numeradas, analisadas e distribuídas em cinco categorias – tempo; organização; práticas; recursos e interação. A análise dessas categorias foi baseada nas perspectivas qualitativas construtivistas de Charmaz (2008) para a Grounded Theory. A partir da análise, buscamos o pensamento de autores que dialogassem com os aspectos analisados. Ao final, consideramos que o planejamento para o uso das tecnologias digitais em situações emergenciais de ensino online durante a pandemia se constituíra como mudanças no pensamento e na ação do docente. Orientaram o desenvolvimento de formações imersivas em serviço, geradoras de transformações na maneira de ensinar desses professores.  Entendemos ainda que a cultura digital, em veloz transformação, requer formações didáticas digitais contínuas, para o uso das mais avançadas tecnologias, de acordo com os contextos e objetivos de ensino.

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Biografia do Autor

Vani Moreira Kenski, Universidade de São Paulo

Possui Graduação /Licenciatura em Pedagogia e Geografia/UERJ. Mestrado em Educação (Currículo e Planejamento)/UnB. Doutorado em Educação/Unicamp. Atualmente é Profa. e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP. Foi Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Educação da Unicamp. Vice-Presidente da ABED. Diretora da SITE Educacional Ltda. Foi Diretora da ANPAE e Coordenadora do GT 16 Comunicação e Educação da ANPED. Líder dos Grupos de Pesquisa MENT/NTC e SITE. Pesquisadora CNPq. Foi Professora, Supervisora Pedagógica e Coordenadora na SME do Rio de Janeiro. Foi Criadora, Coordenadora e Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Design Instrucional para o ensino online", oferecido pela SITE Educacional em parceria com a UFJF. Criou e coordenou nova versão deste mesmo curso para o SENAC/SP. Possui diversos livros e artigos acadêmicos publicados entre os quais se destacam: "Tecnologias e Ensino presencial e a distância (ed. Papirus/ 2003) em 9a. edição; "Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação" (ed. Papirus/2007) em 8a. edição; "Tecnologias e tempo docente (ed. Papirus, 2015). Organizou e coordenou coletâneas como as publicadas nos livros: "Design Instrucional para Educação on-line" (ed. Senac/2015, 1a. edição; e Artesanato Educacional/2019, 2a. edição). Desenvolveu e coordenou pesquisas coletivas e abrangentes como "Grupos que pesquisam EaD no Brasil" (ABED, 2017). Escreveu artigos, prefácios e apresentações de livros orientados principalmente para as questões de formação docente; uso de tecnologias no ensino; formação de professores; didática e tecnologias; educação a distância; ensino online, entre outros assuntos voltados principalmente para as relações entre ensino e uso das tecnologias digitais. Orientou mais de 50 estudantes de Mestrado e Doutorado e mais de 50 estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu (Design Instrucional). Organizou e participou de diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais.

Julia Moreira Kenski, Universidade 9 de Julho (UNINOVE)

Graduada, Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  Professora da Universidade 9 de Julho (UNINOVE)  e professora convidada da Universidade Mackenzie. Seus interesses de pesquisa são sobre a ação de profissionais no trabalho remoto, mediado pelas mídias digitais em diferenciadas organizações, públicas e privadas.   Seu atual foco de pesquisa se relaciona com as interações e envolvimentos sociais e culturais, além dos novos hábitos e arranjos físicos ocasionados pelo trabalho online remoto.  Atua também como sócia-diretora da SITE Educacional e da Lehrer Treinamento, empresas onde desenvolve ações de pesquisa e conduz processos de consultoria e treinamento em universidades e empresas.

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Publicado

28-07-2022

Como Citar

KENSKI, V. M.; KENSKI, J. M. Planejamento Didático no Ensino Superior em tempos de Pandemia. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30226, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30226. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30226. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: O ensino da didática na formação de professores

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