Edição Atual

v. 49 (2024): Roteiro
					Visualizar v. 49 (2024): Roteiro
Publicado: 31-07-2024

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

  • Apresentação Seção Temática Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.37120
    Anderson Luiz Tedesco, Jefferson Mainardes, Ângela Maria Scalabrin Coutinho, Rubén Lluc Comas Forgas
    e37120
  • Questões éticas na pesquisa com crianças: o que mostram as produções em periódicos (2014-2023)

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34757
    Caroline Ferreira do Amaral, Sônia Aparecida Siquelli
    e34757
  • Deficiência, interseccionalidade e suas inflexões teóricas: outras perspectivas para a pesquisa educacional e desafios à educação inclusiva outras perspectivas para a pesquisa educacional e desafios à educação inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35462
    Pedro Angelo Pagni
    e35462
  • Ética não-humana e o habitar do ensinar e do aprender no paradigma da educação OnLIFE

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35366
    Eliane Schlemmer, Massimo Di Felice
    e35366
  • A ética na pesquisa em Educação: aportes preliminares para análise de conteúdo

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35364
    Ivan Fortunato, Juanjo Mena
    e35364
  • Pesquisa em educação e bioética: integrando valores éticos e conhecimento científico

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35298
    Diego Carlos Zanella, Anor Sganzerla, Anderson Luiz Tedesco
    e35298
  • A ética na formação de pesquisadores/as na Pós-Graduação em Educação: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34826
    Jefferson Mainardes
    e34826
  • Entrada em campo, Etnografia e Educação: desafios éticos e metodológicos

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34822
    Amurabi Oliveira
    e34822
  • Modos outros de pesquisar em educação: tecendo narrativas com os fios da decolonialidade

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34784
    Elison Antonio Paim, Caroline Machado Campos
    e34784
  • Integridade e ética na pesquisa educacional: uma revisão integrativa (2019-2023)

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34733
    Lia Machado Fiuiza Fialho, Karla Angélica Silva do Nascimento, Vanusa Nascimento Sabino Neves
    e34733
  • Narrar a si como doação: experiência, ética e integridade na pesquisa autobiográfica em educação

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34696
    Alexssandro Schappo, Bruno Antonio Picoli
    e34696
  • Responsabilidade ambiental nas pesquisas em educação: a difícil conjugação de saber, poder, fazer e dever

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34689
    Jelson Roberto de Oliveira
    e34689
  • Ética e integridade na pesquisa em educação na perspectiva da complexidade

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34677
    Sidinei Pithan da Silva, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Fernando Jaime González
    e34677
  • Ética e pesquisa com pessoas com deficiência: do domínio por tutela à contraconduta

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34676
    Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Patrícia Gräff
    e34676
  • Os valores na prática docente universitária. Revisão sistematizada

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34675
    Maritza Minelli Briceño Caballero, Rubén Comas Forgas
    e34675
  • Entrevista - Ética, integridad académica e Inteligencia Artificial: entrevista con Eva María Espiñeira Bellón

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35360
    Eva María Espiñeira Bellón, Jefferson Mainardes, Anderson Luiz Tedesco
    e35360

Artigos de demanda contínua

  • Entre linhas e mapas: analisando cartograficamente agenciamentos da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34896
    Paola Duarte Pacheco Antunes, Jaime Farias Dresch
    e34896
  • Colonialismo digital e educação: entrelaçamentos de pedagogias decoloniais para a promoção da democracia cognitivo-digital

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35527
    Bruno Joaquim, Lucila Pesce
    e35527
  • Socialização infantil, midiatização e neoliberalismo: discussões contemporâneas

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34783
    Mateus Lorenzon, Rodrigo Saballa de Carvalho
    e34783
  • Ação na pesquisa-ação: análise de teses e dissertações que investigaram a formação continuada de professores da educação básica no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34951
    Nilton Tomelin, Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch
    e34951
  • A Wikipédia como uma estratégia pedagógica para o ensino superior: uma revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34955
    Andressa Algayer da Silva Moretti, Daniela Melaré Vieira Barros, Aguinaldo Robinson de Souza
    e34955
  • Política de accountability em educação: o debate em construção

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34032
    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    e34032
  • Educação infantil em tempo integral: uma análise dos Planos Educacionais de Serra e Vila Velha

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34058
    Franceila Auer, Telmy Lopes de Oliveira, Vania Carvalho de Araújo
    e34058
  • A pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem na formação de professores(as): Estado da Questão

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34590
    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Messias Holanda Dieb
    e34590
  • Existem relações entre a qualidade da formação inicial de professores e sua atuação docente na Educação Básica?

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34228
    Évelin Fulginiti de Assis, Letícia Menegotto, Beatriz Vargas Dorneles
    e34228
  • A formação inicial de professores a partir de ações colaborativas: um trabalho de intervenção

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34229
    Vivianny Bessão de Assis, Roseli Maria Rosa de Almeida
    e34229
  • Alfabetização e transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: análise de documentos oficiais municipais

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34441
    Raimunda Alves Melo, Elvira Cristina Martins Tassoni Tassoni
    e34441
  • Construção da identidade docente de professores de Educação Física iniciantes na docência

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34599
    Victor Julierme santos da conceição, Vicente Molina Neto
    e34599
  • A inclusão dos superdotados no setorial das inteligências múltiplas de Gardner

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34775
    Vanderleia Rodrigues da Silva Seidel, Maria Lourdes Gisi
    e34775
  • Formação de professores em serviço no contexto da educação infantil: uma revisão integrativa

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34944
    Onileda de Souza Matta Guimarães, Ana Paula da Silva Galdino, Luciane Pandini Simiano
    e34944
  • Caracterizando e compreendendo a resolução de problemas como metodologia de ensino: um ensaio teórico

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.35350
    Vilmar Ibanor Bertotti Junior, Janaína Poffo Possamai
    e35350
  • Narrativas de egressas do curso de Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais: experiências do habitar a profissão docente

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34646
    Fabrício Oliveira da Silva, Antonio Eduardo Alves Souza
    e34646
  • O YouTube como campo de investigação em educação: uma revisão a partir dos Estudos Culturais

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34594
    Bianca Salazar Guizzo, Daniela Ripoll
    e34594
  • Mediação na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural como instrumento para inclusão escolar de crianças com TEA

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34553
    Any Louize Aires, Jane Peruzo Iacono
    e34553
  • Políticas de governo e o retrato da gestão escolar: percepções de professores de Santa Catarina

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34550
    Sandra Maria Zardo-Morescho, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Julcemar Bruno Zilli
    e34550
  • A bússola e a bicicleta. A OCDE e o Learning Compass 2030: um exame crítico

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34126
    Cláudio Guilarduci, Josefa Jackline Rabelo, José Deribaldo Gomes dos Santos
    e34126
  • Atitudes de professores do ensino básico em relação à educação inclusiva: uma revisão de escopo

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.33646
    Mara Dantas Pereira, Leonardo de Oliveira Barros
    e33646
  • Enfrentamento de estigmas e preconceitos na Educação Superior

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.32927
    Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Verônica Morais Ximenes
    e32927
  • A inclusão escolar de alunos com deficiência: um olhar em Paulo Freire e Carlos Skliar

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.32918
    Sandra Aparecida de Bem Stefanes, Janine Moreira
    e32918
  • Revisão sistemática qualitativa em educação: características e etapas

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.32630
    Jean Marcos Detofeno Tonello, Jacques Lima Ferreira
    e32630
  • Política para a Educação Básica no Estado de São Paulo: tendências do governo de Tarcísio de Freitas tendências do governo de Tarcísio de Freitas

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34770
    Tânia Martins, Neusa Maria Dal Ri
    e34770
  • Impactos das políticas de formação de professores: percepções de bolsistas do PIBID e RP

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.32581
    Alexandre Vanzuita, Juliana Guérios
    e32581
  • O “novo” Ensino Médio e suas implicações socioeducacionais

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.34204
    Debora Cristine Trindade, Paulino José Orso
    e34204
  • Considerações sobre princípios educacionais e formativos em O espelho dos Reis de Álvaro Pais

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v49.32596
    Silvana Malavasi, Terezinha de Oliveira, Viviane da Silva Batista
    e32596
Ver Todas as Edições