Memórias de gestores escolares em municípios do norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.27845Palavras-chave:
gestão escolar, memórias, história da educação, comunidade escolarResumo
O objetivo deste artigo é compreender a gestão escolar pelas memórias de gestores escolares dos municípios de Selbach e Nova Boa Vista, localizados no norte do Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Articula Gestão Escolar e História da Educação no enquadramento teórico-metodológico, utiliza fontes orais e debate o uso das memórias orais como concepção investigativa. O esforço do pesquisador em escutar o outro proporcionou a construção de um trabalho interativo e possibilitou o desenvolvimento de uma produção de conhecimento humanizada. A história da imigração e colonização alemã no RS está na gênese dos municípios do estudo. As memórias proporcionaram uma visão do cotidiano escolar, seus espaços e seus tempos. Evidenciaram uma história e experiências sobre gestão escolar destacando-se: concepções de escola; relação dos gestores com a cidade e comunidade escolar; preocupação e fatores relacionados a qualidade da educação; processos educativos e dificuldades no cotidiano.
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