Processos compensatórios e subjetividade de pessoas com dislexia na universidade: contribuições da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27293

Palavras-chave:

Dislexia, Educação Superior, Subjetividade, Processos compensatórios, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este texto constitui-se como recorte de uma tese de doutorado em Educação. Tal estudo fundamentou-se na Teoria Histórico-Cultural e, em especial, nos conceitos vigotskianos de tomada de consciência e processos compensatórios e no conceito de subjetividade de González-Rey. Objetivou compreender como os processos compensatórios e a subjetividade podem influenciar a forma como as pessoas com dislexia se constituem em seu processo de aprendizagem na Educação Superior. Os sujeitos da pesquisa são estudantes de cursos de graduação de uma universidade federal da região sul do Brasil e possuem diagnóstico de dislexia. Adotando uma abordagem qualitativa, utilizou-se como método o estudo de casos múltiplos e a coleta de dados realizou-se por entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Optou-se por evidenciar os resultados da categoria referente aos conceitos da Teoria Histórico-Cultural mencionados. Compreendeu-se que a subjetividade está em constante formação e transformação, que se constitui a partir da tomada de consciência e das vivências de cada sujeito que são impregnadas de sentido. Os sujeitos com dislexia são motivados pelas próprias dificuldades a buscar estratégias e processos compensatórios para acessar o conhecimento, aprender e também demonstrar essa aprendizagem. Concluiu-se que a subjetividade, por se constituir a partir das vivências e dos sentidos a ela atribuídos, influencia as atitudes de cada sujeito. Consequentemente, influencia a mobilização desses sujeitos em busca de estratégias e recursos para sua aprendizagem, com vistas a compensar as dificuldades pertinentes à dislexia.

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Biografia do Autor

Clariane do Nascimento de Freitas, Prefeitura Municipal de Santa Maria

professora de Educação Especial da Rede Municipal de Santa Maria, RS.

Graduação em Educação Especial – UFSM

Graduação em Pedagogia – UFSM

Especialização em Psicopedagogia: abordagem clínica e institucional – Universidade Franciscana/Santa Maria, RS

Mestrado em Educação, PPGE/UFSM

Doutorado em Educação, PPGE/UFSM

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga- Hab Séries Iniciais e Mat. Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal(2014). É Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGE da UFSM, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Representa o Departamento de Fundamentos da Educação na Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação - CAICE. Representa o Departamento de Fundamentos da Educação no Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Educação Especial - Diurno. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em Educação Especial atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Psicologia da Educação, Teoria Histórico Cultural, Formação de Conceitos, Jogo e Formação de Professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva -GEPEIN

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Publicado

05-12-2022

Como Citar

FREITAS, C. do N. de; COSTAS, F. A. T. Processos compensatórios e subjetividade de pessoas com dislexia na universidade: contribuições da teoria histórico-cultural. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27293, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27293. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27293. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas públicas, educação especial e processos de inclusão: perspectivas críticas

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