A didática no epicentro da formação de professores: crise e superação em contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30146

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A Didática, historicamente, tem ocupado um papel central na formação de professores. Em uma perspectiva humanizada, caracteriza-se como um importante lócus de resistência às orientações legais brasileiras para os cursos de licenciatura que têm favorecido a dicotomia teoria e prática, a fragmentação das áreas de conhecimento, a padronização e o controle, como decorrência do entendimento político neotecnicista dos conceitos de educação, ensinar e aprender. Em meio a esse cenário já conturbado, a educação brasileira adentrou a crise provocada pela pandemia do SARS-CoV-2. Frente a tal problemática, no intuito de compreender como os estudantes dos cursos de licenciatura perceberam e caracterizaram o ensino de Didática, implementado por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), este artigo analisa resultados de pesquisa realizada no país, em universidades públicas federais e estaduais, no período de 2020 a 2021. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, cujo recorte apresentado refere-se à região sudeste que envolveu estudantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, representando 27,8% do total de 487 participantes. O instrumento que gerou o corpus da investigação foi um questionário on-line, com 46 questões abertas e fechadas. A análise, sob a perspectiva crítico-dialética, fundamentou-se em Pimenta, Libâneo, Marin, Freire, dentre outros. Os resultados evidenciaram que, apesar de todas as mazelas que a pandemia causou, os estudantes reconheceram o valor da interação pedagógica, mediada pelas tecnologias digitais, a relevância da disciplina, bem como os professores de Didática como propulsores do processo de ensino-aprendizagem que se volta para a formação profissional crítica e cidadã.

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Biografia do Autor

Rosana Aparecida Ferreira Pontes, Universidade Católica de Santos (UniSantos)

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Professora dos cursos de licenciatura e membro da equipe da Coordenadoria Pedagógica da UniSantos. Conselheira Fiscal da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE).

E-mail: rosana.pontes@unisantos.br.

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2926879794109472

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9215-7248

 

Suzana dos Santos Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Suzana dos Santos Gomes

É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa  (U.L) em Parceria com a Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), Universitátis e Prodoc. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na Linha de Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. É docente e membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG). Assessora Pedagógica do CAED/UFMG. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação e gestão educacional, formação de professores, tecnologias digitais, o ensino e as práticas de leitura. 

 E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

 

 

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE).

E-mail: vfaleite@uol.com.br

Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6179890911758494

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4583-7165


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Publicado

28-07-2022

Como Citar

PONTES, R. A. F.; GOMES, S. dos S.; LEITE, V. F. A. A didática no epicentro da formação de professores: crise e superação em contexto de pandemia. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30146, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30146. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30146. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: O ensino da didática na formação de professores