Docência no século XXI: aspectos pessoais e sociais na construção do bem-estar docente

Autores

  • Giovana Boicko Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco https://orcid.org/0000-0002-0028-167X
  • Odilon Luiz Poli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó http://orcid.org/0000-0001-9036-1296
  • Circe Mara Marques Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32590

Palavras-chave:

Bem-estar docente, Identidade docente, Vida de professores, Histórias de vida

Resumo

A pesquisa que embasou este trabalho teve como objetivo compreender os fatores pessoais e sociais que podem contribuir com o desenvolvimento do bem-estar docente, em professoras que atuam ou atuaram por mais de vinte anos no Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se nas histórias de vida de cinco professoras da rede pública estadual de Santa Catarina, indicadas por gestores escolares, a partir de critérios definidos por meio do método Delphi. Os resultados indicam que um conjunto de fatores pode influenciar o desenvolvimento do mal-estar ou do bem-estar docente. Tais fatores podem ser tanto de ordem externa (contexto), referente às condições do exercício da docência, quanto de ordem interna, referente ao modo como cada sujeito reage diante dos problemas e situações que enfrenta. Dentre os fatores externos, destacam-se as condições de acolhimento existentes na escola e o apoio de outras esferas sociais. Já entre os fatores internos, destacam-se a capacidade de resiliência, a utilização de estratégias de coping e as orientações referentes ao Locus de Controle (interno ou externo). Conclui-se, assim, que o trabalho docente pode ser, sim, uma fonte de realização, prazer e alegria. No entanto, os professores, em vista da complexidade e da importância do seu trabalho, além do apoio da escola e de outras esferas sociais, precisam de disposição e capacidade de enfrentar os desafios cotidianos por meio do eustrés e da utilização de estratégias de coping na busca de soluções para os desafios inerentes à profissão docente.

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Biografia do Autor

Giovana Boicko, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco

Formada em Pedagogia, mestre em Educação pela Unochapecó, professora do quadro efetivo da rede pública estadual de educação do Estado de Santa Catarina.

Circe Mara Marques, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco

Pedagoga, Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia(EST/2005), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013), Pós-doutora (2018) pelo Instituto de Educação/Universidade do MINHO; Pós-doutora em Educação pela UFRGS (2015). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó

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Publicado

07-11-2023

Como Citar

BOICKO, G.; POLI, O. L.; MARQUES, C. M. Docência no século XXI: aspectos pessoais e sociais na construção do bem-estar docente. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e35290, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32590. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32590. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua