Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Calila Mireia Pereira Caldas Universidade Federal de Sergipe
  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-9149-3020
  • Karine David Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27751

Palavras-chave:

Professor, Covid-19, Saúde mental

Resumo

O contexto pandêmico da Covid-19 trouxe consequências sociais, como o fechamento das escolas, que podem impactar a saúde mental dos professores. Nessa perspectiva, este estudo objetivou apresentar evidências científicas sobre os fatores de adoecimento associados à atividade laborativa e psicológica provocados pela Covid-19 sobre os professores do ensino fundamental, médio e superior. Após realizada uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados científicas da Medline/PubMED, ERIC, EBSCO, Scopus, SciELO e LILACS publicados entre janeiro de 2020 a fevereiro de 2021, dezesseis artigos foram incluídos neste estudo. O principal impacto explorado nos artigos é sobre o que a pandemia ocasionou nos professores, como: quadros de medo e pânico, estresse e transtorno de estresse pós-traumático, síndrome de burnout, ansiedade e transtorno de ansiedade generalizado, distúrbio do sono, angústia, exaustão, depressão, transtorno bipolar e distanciamento emocional. As condições de trabalho em home office e as especificidades da pandemia apresentaram desafios aos professores e algumas estratégias de enfrentamento foram utilizadas como o apoio social, individual com métodos de relaxamento e institucional. São necessárias novas propostas institucionais e governamentais que apresentem benefícios em termos de saúde mental e promovam o enfrentamento ao adoecimento em professores. 

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Biografia do Autor

Calila Mireia Pereira Caldas, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Terapia Familiar pela Faculdade do Sertão Baiano. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia. Especialista de Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Especialização (em curso) em Logoterapia e Análise existencial humanista pelo sistema de educação Unilife. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Ages e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná.  Membro do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPSI). É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Suicídio (GEPIS). É associada pela Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial – ABLAE. Professora de cursos de graduação do Centro Universitário Ages.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Professor do Departamento de Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPSI). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Violencia en la Pareja y en el Trabajo (VIPAT) da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo. Pós-graduanda em Logoterapia pelo sistema de ensino Unilife. Pós-graduada em Psicodrama pela Profint -Profissionais Integrados.  Membro do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPSI)

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Publicado

16-08-2022

Como Citar

CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. da; SANTOS, K. D. A. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27751, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27751. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27751. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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