Blended Learning: modelos pedagógicos para o ensino superior

Autores

  • Mario Vásquez Astudillo Professor Visitante/UFSM
  • Vanessa dos Santos Nogueira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27577

Palavras-chave:

Blended Learning, ensino híbrido, modelos híbridos, educação a distância

Resumo

Este estudo explora o uso do conceito BL na literatura científica e revisa oito modelos pedagógicos BL. Um único modelo 'prescrito' não atende a todos os cenários de aprendizado sendo importante ter conhecimento das diversas possibilidades que os modelos já implementados podem nos oferecer. Os modelos apresentados ao longo do texto foram: Modelo BL 3-C de Kerres e Witt, Modelo BL de três fases da aprendizagem de Roberts, Modelo BL flexível e cíclico de andaimes de Wenger e Ferguson, Modelo BL comunidade de inquirição de Garrison e Vaughan, Modelo BL de comunicação estratégica de Peñalosa, Modelos BL de Staker e Horn, Modelo de BL MoSal-b de Vásquez, Active Blended Learning (ABL), Universidade de Northampton. Destaca-se que ainda precisamos avançar no aporte pedagógico para garantir a interação e intencionalidade das atividades pedagógicas desenvolvidas pelas instituições. O BL é uma alternativa do tempo presente que cresce a cada dia, e nesse novo cenário de isolamento social torna-se uma alterativa efetiva para atender os novos modos de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Mario Vásquez Astudillo, Professor Visitante/UFSM

Doutor em educação (Formação em Espaços Virtuais) pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-Doutor em educação, Programa de Pós-Graduação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Espanhol e Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Professor na Universidade Tecnológica do Chile INACAP; Professor visitante estrangeiro no Programa de Pós-Graduação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação GPKOSMOS (UFSM). Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, uso de tecnologia, e-learning, b-learning, EaD e direção de projetos de inovação educacional.

Vanessa dos Santos Nogueira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é coordenadora do polo de educação a distância da Universidade Luterana do Brasil em Santa Maria/RS e professora pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, universidade aberta do brasil, políticas públicas, práticas pedagógicas e teoria do reconhecimento.

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Publicado

03-03-2022

Como Citar

VÁSQUEZ ASTUDILLO, M.; NOGUEIRA, V. dos S. Blended Learning: modelos pedagógicos para o ensino superior. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27577, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27577. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27577. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua