Educação do campo e ensino de filosofia intercultural
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.29624Palavras-chave:
Filosofia Intercultural, Educação do Campo, TerritórioResumo
A educação filosófica intercultural com ensino e aprendizagens transformadas, é a centralidade deste trabalho. Tomando a Filosofia como é um contínuo movimento histórico de saberes de todas as partes do mundo, que na maioria dos casos se deu no confronto entre culturas, como violência, promovendo silenciamentos e epistemicídios, perguntamos: Quais as contribuições da filosofia intercultural proposta por Raúl Fornet-Betancourt e da pedagogia libertadora de Paulo Freire como alternativa para formação filosófica de sujeitos do campo? Abordamos está questão em diálogos interculturais desde práxis educativas em espaços distintos, tais como: no Colégio Estadual do Campo São Francisco de Assis, em Iratin, General Carneiro-PR; na Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória-PR, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana em Foz do Iguaçu, PR. A aproximação destas experiências expressa a construção de conhecimentos de forma colaborativa e toma a interculturalidade como um quefazer orientado para a (re) aprendizagem do pensar, do ser e do estar no mundo, bem como do exercício de reconhecimento de saberes memoriais, de narrativas biográficas e da história de territórios camponeses em diálogo crítico com a história da filosofia e da educação na América Latina.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. Racismo Estrutural: Sueli Carneiro; Pólen Livros, 2019.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ARROYO, M. G.. FERNANDES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Col. Por uma educação básica do campo. Vol.2, 1999.
HOOKS, B.: O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 2018.
CARNEIRO, A.S. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da USP. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.
FERNANDES, B.M. Educação Rural e Educação do Campo. Canal: DEBATE-40. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=RzrF78tAXP0. Acesso: 30 mai. 2021.
FORNET-BETANCOURT, R. Transformación intercultural de la filosofia Latinoamericana: ejercicios teóricos y prácticos de la filosofía intercultural desde Latinoamérica en el contexto de la globalización, DESCLÉE DE BROUWER, S.A., 2001.
FORNET-BETANCOURT, R: Para una crítica intercultural de la Filosofía, Trotta, Madrid, 2004.
FORNET-BETANCOURT, R. La Interculturalidad a Prueba. Aachen: Revista Concórdia, Band 43, 2006.
FORNET-BETANCOURT, R. Material inédito para el Diplomado en Pensamiento Crítico Americano, ofrecido por la Universidad Católica Silva Henríquez (Chile) y la Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina). [Entrevista cedida a] Cristián Valdés Norambuena. Santiago de Chile 22 de agosto de 2016. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=Vd06526NzU0. Acesso em: 12 jan. 2021.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora: Paz e Terra. 1987.
GUADARRAMA, P.: Cultura y Educación en tiempos de globalización posmoderna. Editorial Magisterio, Bogotá, 2006.
MARTINS, J.F. A escola e a educação do campo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.031
MBEMBE, A. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.
RIBEIRO, D. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 9.ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
UNESPAR. Plano de Desenvolvimento Institucional, Paranavaí, 2018. Disponível: https://www.unespar.edu.br/a_unespar/institucional/documentos_institucionais/PDI_Unespar_final.pdf/view. Acesso: 12 mai. 2021.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia, União da Vitória, 2019. Disponível: https://prograd.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/cursos/uniao-da-vitoria/ppc-filosofia-uniao-da-vitoria.pdf/view. Acesso: 12 mai. 2021.
VIEIRA PINTO, A. A questão da universidade. São Paulo: Cortez, 1995.
WALLERSTEIN, I. Via Atlântica, (21), 15-26. A crise estrutural no sistema-mundo: para onde vamos a partir daqui? 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i21.51014
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Giselle Moura Schnorr, Eliane Camargo, María Luz Mejias Herrera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.