Formação humana na licenciatura em educação do campo orientada pelos pressupostos freirianos de interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.29546

Palavras-chave:

Paulo Freire, Interdisciplinaridade, Formação Humana, Educação do Campo

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em ampliar a discussão sobre os pressupostos teórico-metodológicos de Freire pertinentes à interdisciplinaridade que podem fundamentar os processos formativos na Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, buscamos ressignificar o conceito interdisciplinaridade a partir de Freire. O aparato metodológico que sustentou a investigação foi teórico-bibliográfico, estando voltada para uma reflexão crítica e indagadora, bem como a tarefa hermenêutica apresentou-se apropriada. Dela extraímos que a proposta de formação do ser humano através do processo educativo baseado em Freire ocorre fundamentado nas categorias teóricas diálogo, totalidade e alteridade materializadas na metodologia do tema gerador. O profundo respeito à condição de ser humano e a relação entre as partes e o todo que constituem a educação problematizadora, consubstanciam a base da interdisciplinaridade a partir de Freire, presente no método de temas geradores. Tal discussão é fecunda na Licenciatura em Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Sheila Mangoli Rocha, UFRR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2001); Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2004); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima.

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire, educação popular, formação de professores, autoridade, liberdade e educação e educação. 

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

ROCHA, S. M.; GHIGGI, G. Formação humana na licenciatura em educação do campo orientada pelos pressupostos freirianos de interdisciplinaridade. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e29546, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.29546. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29546. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Seção temática: Educação do Campo: análises e resistências em movimento