A cosmologia andina e dos Povos Kaingang: pensando a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.28196Palavras-chave:
Povos andinos, Kaingang, Cosmologia, Educação do CampoResumo
Este artigo pretende debater sobre as cosmologias originárias, especificamente, dos povos andinos e Kaingang, uma vez que é necessário esclarecer os saberes ancestrais como fontes de pesquisa e estudos na educação. Assim, o objetivo da escrita é aproximar as cosmologias desses povos com a educação do campo, a fim de compreender a contribuição dessas culturas para as teorias educacionais hegemônicas. Para isso, a metodologia adotada caracteriza-se como teórico-bibliográfica, com leituras e reflexões em livros e artigos. Assim sendo, hoje quando se fala em educação do campo, é preciso ter uma ideia de que para os povos andinos e Kaingang, principalmente os que vivem no campo, este lugar ainda conserva muito de sua originalidade cosmocêntrica, merecendo ainda ser respeitado. Porém, a influência do invasor colonizador na América transformou a concepção das cosmologias originárias, mudando para um modelo de produção e reconfiguração das relações espaço-temporais do ser humano com a natureza. Essas são algumas das principais ideias que serão abordadas neste artigo sobre como a concepção dos povos originários ainda é importante para pensar que tipo de educação do campo queremos para nossas sociedades.
Downloads
Referências
BATTESTIN; C.; BONATTI, J.; QUINTO; J. R. A colonização e resistência dos povos originários da América Latina. Revista Fórum Identidades. Itabaiana, Universidade Federal de Sergipe, v. 30, n. 01, p. 13-27, jul. /dez. 2019.
BONATTI, J.; HUAMÁN. M. M. Responsabilidad y ética ambiental en la formación: reflexiones iniciales. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 4-19, 2019.
BORBA, T. Actualidade Indígena. Curitiba: Impressora Paranaense, 1908, p. 20-27. Disponível em: www.portalkaingang.org. Acesso em 15 jun. 2021.
CANDAU, V. M. F., RUSSO, K. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3076
CHAKARUNA. Entre América e Abya Yala. Disponível em: https://hernehunter.blogspot.com/2009/07/entre-america-e-abya-yala.html. Acesso em 15 jun. 2021.
DUSSEL, E. 1492 El encubrimiento del otro: hacia el origen del mito de la modernidad. La Paz: Plural editores, 1994.
KRENAK, A. A vida não é útil. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MARIÁTEGUI, J. C. 7 Ensayos de interpretación de la realidad peruana. 3 ed. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2007.
NARSIZO, G. A cosmologia na educação e na vida do povo Kaingang da terra indígena Xapecó. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
OBSERVATORIO LATINOAMERICANO DE GEOPOLITICA. Carta del Jefe Seattle al Presidente de Estados Unidos. Disponível em: http://www.geopolitica.ws/document/carta-del-jefe-seattle-alpresidente-washington/.
QUIJANO, A. Colonialidad y modernidade/racionalidade. Perú Indígena, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992.
QUIJANO, A. Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2014.
ROLDÁN, A. M. José Antonio Encinas Franco. Tips de investigación, Lima. Edicción especial, n. 4, p. 1-30, mai., 2012.
SCHADEN, E. A erva do Diabo. America Indígena, México, v. III, n. 3, p. jul. 1948, p. 166-169. Disponível em: www.etnolinguistica.org. Acesso em: 15 jun. 2021.
WALSH, C.. Interculturalidad, conocimientos y decolonialidad. Signo y Pensamiento, n. 46, v. XXIV, p. 40-50, ene./jun. 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jaílson Bonatti, Elison, Mário Mejía
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.