Forma-ação: o estágio curricular supervisionado em artes visuais nas confluências com a educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.29296

Palavras-chave:

Ensino de artes visuais, Educação do campo, Estágio curricular supervisionado, Formação docente

Resumo

Este texto, conjuga exercícios docentes na Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens – Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins, campus da cidade de Arraias e a atuação nas disciplinas de Estágios Curriculares Supervisionados, com foco na habilitação em Artes Visuais. Para tal, utiliza-se uma abordagem metodológica de cunho bibliográfico, propondo interlocuções entre ensino de artes visuais e educação do campo que possam orientar vetores para o estágio curricular. O quadro teórico desdobra-se, centralmente, por Freire (2013; 2016), Caldart (2011), Arroyo (2007; 2011), Hernández (2007; 2011), Pereira (2013), Larrosa (2017; 2018). Do contato com as docências que se produzem nas e pelas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, propõe-se que formação é forma de si em ação, uma forma-docente que coloca as potencialidades de si em exercício. O texto apresenta, inicialmente, a contextura e condições que possibilitam a implementação do referido curso; em seguida propõe cultivo e nutrição como vetores para uma ação-reflexão desde o estágio curricular; por fim, percorre por práxis que podem potencializar o exercício de formação docente em artes visuais na educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Rio Grande

Mãe, arte/educadora, pesquisadora das conjugações entre artes visuais e suas práticas formativas na contemporaneidade. Mestra e Doutora em Educação (UFPel)  Professora Adjunta dos cursos de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, docente e orientadora no Curso de Especialização à distância em Artes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Maloca Pandêmica: Gambiarras Docentes, que interroga as possibilidades poéticas e formativas desde a casa. Coordena o Grupo de Estudos AFEE! - Arte, Formação e Experimentações Estética, que igualmente remete-se aos gestos, aos ritos, aos modos de habitar que coexistem e produzem as relações com a casa.

Hertha Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás; doutoranda em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, [s. l.], v. 27, n. 72, p. 157-176, 2007.

ARROYO, M. G. Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2011.

BOURRIAUD, N. Formas de Vida: a invenção de si. São Paulo: Martins, 2011.

BUONO, A. Historicidade, acronia e materialidade nas culturas do Brasil colonial. In: AVOLESE, C. M.; MENESES, P. (org.). Arte não europeia: conexões historiográficas a partir do Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, Vasto, 2020.

CALDART, R. S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: MOLINA, M. C.; SÁ,L. M. Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CARVALHO, R. A. O Processo de Implementação do Curso em Licenciatura da Educação do Campo na UFT Câmpus de Arraias. In: MOURA, S. A. T.; SALES, S. S.; KHIDIR, K. S.(org.). Educação do Campo e Pesquisa: políticas, práticas e saberes em questão. Goiânia: Kelps, 2016.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia – V.1. São Paulo, Editora 34, 1995.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz & Terra, 2016.

GUHUR, D. M. P.; SILVA, I. M.S. e. Educação do campo: primeiras aproximações. Roteiro, Joaçaba, v. 34, n. 2, p. 129-144, jul./dez. 2009.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HERNÁNDEZ, F. A cultura Visual como convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (org.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.

HERNÁNDEZ, F.; OLIVEIRA, M. O. (org.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior: notas estatísticas - 2017. Brasília, DF: MEC, 2017.

LARROSA, J. B. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: 2017.

LARROSA, J. B. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MARTINS, M.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

OLIVEIRA, M. O.; LAMPERT, J. Artes Visuais e o Campo de Estágio Curricular. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 8, p. 78-93, 2013.

PEREIRA, M. V. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, T. T. Identidade e Diferença. Autêntica, Belo Horizonte, 2014.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), n. 05/14. Palmas: Consepe, 2014.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

SCHNEIDER, D. da C.; SILVA, H. T. Forma-ação: o estágio curricular supervisionado em artes visuais nas confluências com a educação do campo. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e29296, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.29296. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29296. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação do Campo: análises e resistências em movimento