Tempos de pandemia: quando os frágeis sintomas de inclusão se transformam em sinais de exclusão
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.27101Palavras-chave:
Pandemia, Covid-19, Inclusão, Equidade, DesigualdadesResumo
Esta narrativa considera as contradições entre os discursos de inclusão e as desigualdades sublinhadas pela pandemia. O relato baseia-se em informação recolhida, essencialmente, em textos na internet e em dados de um questionário distribuído em comunidades virtuais. Em Portugal, como noutros países, fecharam-se as escolas. As famílias foram confinadas em casa e a pandemia realçou, numa sociedade desigual, a exclusão. Em que pesem os comprometimentos com a educação inclusiva, em Portugal esta orquestra-se por retóricas e ambiguidades políticas e teóricas, com inevitáveis tensões nas práticas. Com o fechamento das escolas, embora reconhecido o esforço de todos os agentes, a carência de competências e conhecimentos e a falta de acessibilidade a recursos afetaram a ação e aumentaram a exclusão de alguns alunos. Após a euforia, percebeu-se que a educação a distância não assegurou a continuidade e equidade nas aprendizagens. A participação de alguns alunos, antes com frágeis sintomas de inclusão, denotou claros sinais de exclusão. Os riscos de pobreza aumentaram. As desigualdades no acesso aos recursos digitais e das competências de literacia digital dos alunos, dos restantes membros da família e mesmo dos professores tornaram-se visíveis. A educação encarada, numa lógica neoliberal, como mercadoria sujeita às leis de mercado fragiliza a ação das escolas, mas estas continuam a ser responsabilizadas para superar, sem recursos e preparação, os processos de exclusão a que muitos alunos estão sujeitos. A inclusão como processo colaborativo e articulado numa lógica horizontal e vertical apresenta-se mais pertinente.
Downloads
Referências
ANGELONI, S. Integrated disability management: an interdisciplinary and holistic approach. Sage Open, [s. l.], p. 1-15, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/2158244013510303
CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & educação, Bauru, v. 23, n. 1, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
COLÔA, J. As oportunidades da nova lei em Portugal – dita que é para a (nova) inclusão. 2018a. Disponível em: https://www.slideshare.net/jcoloa/joaquim-cola-as-oportunidades-da-nova-lei-em-portugal-dita-que-para-a-nova-incluso. Acesso em: 15 ago. 2020.
COLÔA, J. Defender inclusão sem começar pelo fim. Diversidades, Funchal, n. 53, p. 9-13, 2018b.
COLÔA, J. Educação e formação no contexto da escola inclusiva – várias peças para um só puzzle. 2017. Disponível em: https://www.slideshare.net/jcoloa/educao-e-formao-no-contexto-da-escola-inclusiva-vrias-peas-para-um-s-puzzle. Acesso em: 2 ago. 2020
COLÔA, J. Educação inclusiva: um olhar organizado em 5 pontos de vista. 2019. Disponível em: https://www.slideshare.net/jcoloa/educao-inclusiva-um-olhar-organizado-em-5-pontos-de-vista. Acesso em: 15 ago. 2020.
COLÔA, J. Texto elaborado para a audição pública sobre o Decreto-Lei 54 de Julho de 2018. 2018c. Disponível em: https://www.slideshare.net/jcoloa/decreto-lei-54-de-julho-de-2018-joaquim-cola. Acesso em: 15 ago. 2020.
COUPER, M. P.; MILLER, P. V. Web survey methods. Public Opinion Quarterly, Oxford, v. 72, n. 5, p. 831-835, out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/poq/nfn066
CUNHA, J. Da exclusão à inclusão: a escola completa do séc. XXI. In: COLÔA, J. (org.). Des|Confinar. Lisboa. CSC. Reticências, 2020. p. 40-57. Disponível em: https://www.slideshare.net/jcoloa/desconfinar-joaquim-cola. Acesso em: 13 ago. 2020.
DGE. Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática. 2018. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf. Acesso em: 4 jun. 2020.
FEITOSA, L. R. C.; ARAÚJO, C. M. Pesquisas qualitativas em contexto da web: etnografia em debate. CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 3. jul. 2014, Badajoz. Anais [...]. Badajoz, 2014. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/article/view/505/500. Acesso em: 2 abr. 2020.
FENPROF. O Ensino a distância (E@D) As perceções e a(s) palavra(s)dos professores. 2020. Disponível em: https://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_12667/Anexos/ED_-_a_percecao_dos_professores.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.
FOINA, Ariel. Métodos de aquisição de dados quantitativos na internet: o uso da rede como fonte de dados empíricos. Ciência & Trópico, Pernambuco, v. 30, n. 2, p. 283-296, 2011.
FREITAS, H.; JANISSEK, R.; MOSCAROLA, J. Dinâmica do processo de coleta e análise de dados via web. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA QUALITATIVA, CIBRAPEQ. 24 a 27 de mar, 2004, Taubaté, SP. Anais [...]. Taubaté, SP, 2004. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7913/93382752ee1af68ff911506dc33f11383831.pdf. Acesso em: 2 abr. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GRILO, E. M. Educação e Pandemia. Jornal Observador, 18 de jun. de 2020. Disponível em: https://observador.pt/opiniao/educacao-e-pandemia/. Acesso em: 13 ago. 2020.
GUINOTE, P. COVID-19 | Dia 9 – E onde ficam a “Equidade” e a “Justiça Social”?. Educare.pt, 2020a. Disponível em: https://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=165286&langid=1. Acesso em: 13 ago. 2020.
GUINOTE, P. COVID-19 | Dia 14 – a mentalidade presencial. Educare.pt, 2020b. Disponível em: https://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=165766&langid=1. Acesso em: 13 ago. 2020.
GUINOTE, P. COVID-19 | Dia 19 – O verdadeiro exame à inclusão. Educare.pt, 2020c. disponível em: https://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=165126&langid=1. Acesso em: 13 ago. 2020.
GUINOTE, P. COVID-19 | Dia 36 – Os entusiastas da pandemia. Educare.pt, 2020d. Disponível em: https://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=168027&langid=1 Acesso em: 13 ago. 2020.
GUINOTE, P. COVID-19 | dia 55 – absentismo remoto. Educare.pt, 2020e. Disponível em: https://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=169966&langid=1. Acesso em: 13 ago. 2020.
GUINOTE, P. COVID-19 |Dia 70 – Vamos Falar disto Mesmo a Sério? – 3. Educare.pt, 2020f. Disponível em: https://www.educare.pt/testemunhos/artigo/ver/?id=171746&langid=1. Acesso em: 13 ago. 2020.
KOLE, A. The main barrier to inclusion in education is the lack of public policy and financial support. In: Global Education Monitoring Report 2020, inclusion and Education: All means all. Paris: Unesco, 2020. p. 58-77.
LACLAU, E. Inclusão, exclusão e a construção de identidades. In: AMARAL JUNIOR, A.; BURITY, O. (orgs.). Inclusão social, identidade e diferença: perspectiva pós estruturalista de análise social. São Paulo: Annablume, 2006. p. 21-37.
LAPA, S. Encerramento das escolas: qual o custo para as crianças com perturbações da aprendizagem. Jornal Público, 29 de mar. 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/03/29/impar/opiniao/encerramento-escolas-custo-criancas-perturbacoes-aprendizagem-1909333. Acesso em: 22 jul. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2005.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.
MATOS, F. G. The Main Obstacle to Inclusion in Education is the Absence of Explicit Educational Legislation on the Learner’s Right to be Treated With Dignity in All School Contexts. In: Global Education Monitoring Report 2020, inclusion and Education: All means all. Paris: Unesco, 2020. p. 29-58.
MCCLAIN-NHLAPO, C. An Inclusive Response to COVID-19: Education for Children with Disabilities, Global Partnership for Education. 11 maio 2020. Disponível em: https://www.globalpartnership.org/blog/inclusive-response-covid-19-education-children-disabilities . Acesso em: 22 jun. 2020.
MORGADO, J. A partir de hoje com #estudo em casa. Atenta Inquietude, 20 abr. 2020a. Disponível em: https://atentainquietude.blogspot.com/2020/04/e-partir-de-hoje-com-estudoemcasa.html?fbclid=IwAR2vyHgJsA8BWBicyH-y1Gw6cNxI93yN0Nt7I7kFSsSWwtWoX4dJv0mPCMw . Acesso em: 22 jun. 2020.
MORGADO, J. Educação e ensino à distância, até onde vai a inclusão? Atenta Inquietude, 26 mar. 2020b. Disponível em: https://atentainquietude.blogspot.com/2020/03/educacao-e-ensino-distancia-ate-onde.html?fbclid=IwAR1kAgB26KQZrVhip_rxBWuA95T_W8ULyFolzKsydjtx4PUrcM75WRGDSlM . Acesso em: 22 jun. 2020.
MORGADO, J. De regresso ao lado B da educação inclusiva. Atenta Inquietude, 13 dez. 2019a. Disponível em: https://atentainquietude.blogspot.com/2019/12/de-regresso-ao-lado-b-daeducacao.html?fbclid=IwAR1G8d6iZ5TPpOEpLVkWbZb5c0htUsaQlvquP4oQqyxj1wLvDklw_B_Sroo . Acesso em: 15 ago. 2020.
MORGADO, J. O estado da educação inclusiva, um testemunho. Atenta Inquietude, 19 dez. 2019b. Disponível em: https://atentainquietude.blogspot.com/2019/12/o-estado-da-educacao-inclusiva-um.html?fbclid=IwAR16lBO0hEP0_iWhnR2LSeWaDV5-y3PY5pkiX--HyGJX1-zRftOga5SHWig. Acesso em: 22 jun. 2020.
NELSON, S. Cabe a diferenciação pedagógica numa medida prescritiva? In: COLÔA, J. (org.). Des|Confinar. Lisboa: CSC; Reticências, 2020. p. 92-95. Disponível em: https://www.slideshare.net/jcoloa/desconfinar-joaquim-cola. Acesso em: 13 ago. 2020.
NOGUEIRA, J. H. Capítulo 1 - DL 54/2018: Uma lei enganadora e perigosa. Especial Educação, 2020. Disponível em: https://especialeducacao20.blogspot.com/2020/09/cuidado-o-excesso-de-inclusao-pode-mata.html?spref=fb&m=1&fbclid=IwAR1eGmAYmPLU5tYz0M74N_oQB6eokg1OwdO_1is-Jq-8PNIGzq7Zq4M_oFA . Acesso em: 25 set. 2020.
OLIVEIRA, R. S. Como está a literacia digital de alunos e professores? Educare.pt, 13 mai. 2020. Disponível em: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=169986&langid=1. Acesso em: 2 jul. 2020.
PEREIRA, A. C. Famílias de pessoas com deficiência sobrecarregadas e com medo. Jornal Público, 13 de abr. 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/04/13/sociedade/reportagem/familias-pessoas-deficiencia-sobrecarregadas-medo-1911624?fbclid=IwAR2DQTOpEV6J3T9zy_aRJ9lpMfEZIvsg54pT80EyjDoXnsvgwA-o4Lmgcns. Acesso em: 22 jul. 2020.
PIRLS. PIRLS 2016 international results in Reading. 2016. Disponível em: http://timssandpirls.bc.edu/pirls2016/international-results/pirls/classroom-instruction/students-tired-and-hungry/. Acesso em: 2 jul. 2020.
PORTUGAL. Decreto-Lei 54/2018, de 6 de junho 2018. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Diário da República, Lisboa, n. 129/2018, Série I, 6 de julho de 2018. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/115652961. Acesso em: 13 de ago. 2020.
PORTUGAL. Lei 116/2019, de 13 de setembro de 2019. Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei nº 5472018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Diário da República, Lisboa, n. 176/2019, Série I, 13 set. 2019. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/124680588. Acesso em: 13 ago. 2020.
REIMERS, F; SCHLEICHER, A.; SAAVEDRA, J. Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic Annotated resources for online learning. OECD, 2020. Disponível em: https://www.oecd.org/education/Supporting-the-continuation-of-teaching-and-learning-during-the-COVID-19-pandemic.pdf. Acesso em: 7 set. 2020.
RICHMOND, E. Shop class, over zoom – how one career and technical high school is going remote. 2 mai. 2020. Disponível em: https://www.theatlantic.com/education/archive/2020/05/remote-career-technical-school-covid-19-pandemic/611047/. Acesso em: 5 jun. 2020.
SALVADOR, P. T. E. et al. Estratégias de coleta de dados nas pesquisas qualitativas da área da saúde: scoping review. Revista Gaúcha de Enfermagem, Rio Grande do Sul, 2020, p. 1-13. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v41/pt_1983-1447-rgenf-41-e20190297.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
SILVA, S. Em Lisboa ganha-se mais 1600 euros por ano do que no resto do país. Jornal Público, 7 de mai. 2019. Disponível em: https://www.publico.pt/2019/05/07/sociedade/noticia/lisboa-rendimentos-portugal-1871745. Acesso em: 15 mar. 2020.
SILVA, S. “Existe conhecimento” para que ensino à distância funcione, garante ministro. Jornal Público, 13 de mar. 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/03/13/sociedade/noticia/existe-conhecimento-ensino-distancia-funcione-garante-ministro-1907696. Acesso em: 15 mar. 2020.
SOLOMON, K. B. Conducting web-based surveys. Practical Assessment, Research & Evaluation, Massachusetts, v. 7, n. 19, ago. 2001. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1102&context=pare. Acesso em: 2 abr. 2020.
TEIXEIRA, F. A interrupção e a hybris dos tele-educadores. Jornal Público, 1 de abr. 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/04/01/sociedade/opiniao/interrupcao-hybris-teleeducadores-1910424?fbclid=IwAR1Y7k2POV6THnhzDGqsNNiNqm_452K9eqXV4gn2EKS57UslqcyfOhjtJTw. Acesso em: 26 set. 2020.
TVI. Ensino à distância é um "remendo" e não solução para o futuro, diz secretário de Estado. 2 de jun. 2020a. Disponível em: https://tvi24.iol.pt/sociedade/educacao/ensino-a-distancia-e-um-remendo-e-nao-solucao-para-o-futuro-diz-secretario-de-estado. Acesso em: 14 ago. 2020.
TVI. Covid-19: Pandemia deixa deficientes em desigualdade na educação, terapias e apoios. 11 de set. 2020b. Disponível em: https://tvi24.iol.pt/aominuto/5e56645d0cf2071930699ff6/covid-19-pandemia-deixa-deficientes-em-desigualdade-na-educacao-terapias-e-apoios/5efe3d260cf2c4d7ff3fb87f. Acesso em: 25 set. 2020.
UNESCO. Empowering Students With Disabilities During the COVID-19 Crisis. 4 de mai. 2020. Disponível em: https://bangkok.unesco.org/content/empowering-students-disabilities-during-covid-19-crisis. Acesso em: 8 jun. 2020.
WADDINGTON, L.; BRODERICK, A. Promoting equality and non-discrimination for persons with disabilities. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
ZANINI, M. Formulário eletrônicos. Trabalho de Conclusão de Curso. 2007. (Graduação em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/184005/tcc-final-michelZanini.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 8 abr. 2020.
![](https://periodicos.unoesc.edu.br/public/journals/14/submission_27101_22093_coverImage_pt_BR.jpg)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joaquim Colôa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.