Educação e ideologia do neodesenvolvimentismo: heteronomia no campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.29677

Palavras-chave:

Educação e desenvolvimento, Trabalho e educação, Teoria marxista da dependência, Neodesenvolvimentismo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as concepções de desenvolvimento predominantes no Brasil em três momentos históricos: o desenvolvimentismo de meados do século XX, o neodesenvolvimentismo no início do século XXI e, mais recentemente, o Desenvolvimento Sustentável. Procura-se analisar suas articulações com as transformações nas demandas para a educação. A pesquisa bibliográfica e documental realizada fundamentou-se no materialismo histórico-dialético. Argumenta-se que o neodesenvolvimentismo e o desenvolvimento sustentável não constituem alternativas ao neoliberalismo, mas, ao contrário, são ideologias usadas para alívio da pobreza extrema enquanto alimentam o capitalismo rentista. As análises evidenciam as contribuições da teoria marxista da dependência para pensarmos criticamente a relação educação e desenvolvimento na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Eneida Oto Shiroma, UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do CED/UFSC; Doutora em Educação pela UNICAMP (1993); Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO/UFSC). Bolsista CNPq.

Isaura Mônica Souza Zanardini, Unioeste

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIOESTE, Campus de Cascavel. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES (UNIOESTE) e do Grupo de Estudos em Política Educacional e Trabalho GEPETO (UFSC). 

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Publicado

27-10-2022

Como Citar

SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, I. M. S. Educação e ideologia do neodesenvolvimentismo: heteronomia no campo educacional . Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e29677, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.29677. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29677. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

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