CONSTRUINDO UMA TIPOLOGIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Cláudia da Mota Darós Parente Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10601

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta uma tipologia das políticas de educação integral em tempo integral, sistematizando diferentes formas de classificá-las. Inicialmente são analisados alguns elementos que vêm norteando as políticas formuladas e implementadas pelos entes federativos. A experiência com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, por meio de pesquisas de campo, grupos de discussão, aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações, possibilitou a sistematização de modelos de oferta de educação integral em tempo integral no Brasil. A categorização desses modelos permitiu a construção de uma tipologia das políticas de educação integral em tempo integral. Este estudo contribui para a caracterização, a sistematização e a análise das políticas públicas na área.

Palavras-chave: Tipologia. Tempo integral. Educação integral. Política educacional.

 BUILDING A TYPOLOGY OF THE INTEGRAL AND FULL-TIME EDUCATION POLICIES

Abstract: This paper presents a typology of the integral and full-time education policies, systematizing different ways to classify them. Initially, the article analyzes some elements that have been guiding the policies formulated and implemented by federative entities. The experience with the development of research and extension projects, through field research, focus groups, surveys, interviews and observations, enabled the systematization of models of integral and full-time in Brazil. The categorization of these models enabled the construction of the typology of the integral and full-time education policies. This study contributes to the characterization, systematization and analysis of the public policies in the area.

Keywords: Typology. Full-time education. Integral education. Educational policy.

 

CONSTRUCCIÓN DE UNA TIPOLOGÍA DE POLÍTICAS DE EDUCACIÓN INTEGRAL A TIEMPO COMPLETO

Resumen: En este trabajo se presenta una tipología de políticas de educación integral a tiempo completo, a través de la sistematización de diferentes maneras de clasificarlas. Inicialmente se analizan algunos elementos que han orientado las políticas formuladas y implementadas por las agencias federales. La experiencia con el desarrollo de proyectos de investigación y extensión, a través de la investigación de campo, grupos de enfoque, cuestionarios, entrevistas y observaciones permitieron a la sistematización de los modelos de educación integral a tiempo completo en Brasil. La categorización de estos modelos permite la construcción de una tipología de políticas de educación integral a tiempo completo. Este estudio contribuye a la caracterización, sistematización y análisis de las políticas públicas en el área.

Palabras clave: Tipología. Educación a tiempo completo. Educación integral. Política educativa.

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Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, Unesp

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE), Campus Marília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE).

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Publicado

04-10-2016

Como Citar

PARENTE, C. da M. D. CONSTRUINDO UMA TIPOLOGIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 563–586, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i3.10601. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10601. Acesso em: 5 nov. 2024.

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