Educação escolar em tempos de pandemia: direito à educação, ensino remoto e desigualdade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27430

Palavras-chave:

Inclusão/exclusão escolar., Ensino remoto., Desigualdade social., Direito à educação., Políticas públicas educacionais.

Resumo

O artigo discute o tema da inclusão/exclusão no campo da educação escolar enfatizando as políticas públicas, sobretudo as elaboradas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre essas, destaca-se o ensino remoto como alternativa mais comum das Secretarias Estaduais de Educação visando garantir o direito à educação. Contudo, a partir da análise das políticas públicas adotadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em 2020, em especial durante o período de pandemia, verifica-se que, além de insuficientes na garantia do direito à educação de maneira igualitária, tais políticas acabam por reforçar ainda mais a desigualdade social intrínseca ao sistema capitalista. Com base na abordagem histórico-cultural, analisam-se as limitações e contradições envolvendo o ensino remoto, evidenciando a maneira pela qual essa alternativa, não por acaso, está diretamente ligada ao processo de aprofundamento da precarização das políticas públicas educacionais a partir da crise econômico-política brasileira dos últimos anos e que se expressa agora de maneira contundente em meio à crise sanitária determinada pela pandemia. Conclui-se que a luta cotidiana por ampliação do direito à educação deve ser a mediação de um projeto de inclusão para além do capital.

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Biografia do Autor

Cesar Augusto Rogrigues, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É professor de Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Como membro do grupo de pesquisa "Desenvolvimento Humano, Relações Sociais e Trabalho Educativo no Espaço Escolar e Não Escolar" desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Estado, Sociedade, Movimentos Sociais e Educação; Práticas educativas e relações sociais no espaço escolar; Trabalho Educativo; Formação Docente e Trabalho na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica; Desenvolvimento humano; Processos de Ensino e Aprendizado; Conhecimento e Cotidiano Escolar.

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Publicado

04-02-2022

Como Citar

ROGRIGUES, C. A. Educação escolar em tempos de pandemia: direito à educação, ensino remoto e desigualdade social. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27430, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27430. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27430. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas públicas, educação especial e processos de inclusão: perspectivas críticas