Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula

Autores

  • Crislane Barbosa Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aline Cristina Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este estudo dedica-se à reflexão acerca da incorporação de diferentes linguagens para o ensino de História. Essa ação na educação básica parte do pressuposto da viabilidade da promoção de um ensino de História baseado em práticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa historiográfica sobre o ensino de História no Brasil e acerca da produção histórica, sociológica e filosófica relativa às especificidades de diferentes linguagens (música, filme, fotografia, televisão, literatura, entre outras). O exercício de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciação à investigação em decorrência da exigência de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes à leitura e à compreensão do mundo que o cerca. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contudo, é preciso domínio sobre as novas linguagens e fontes levadas à sala de aula, para que o ensino de História não ocorra à custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento histórico.

Palavras-chave: Ensino de História. Linguagens. Aprendizagem em História.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aline Cristina Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora de História do Mundial Colégio e Curso. Licenciada e Bacharelanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

22-06-2011

Como Citar

AZEVEDO, C. B.; LIMA, A. C. S. Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 55–80, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/791. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos