Educação do campo e a relação com os movimentos sociais: uma pesquisa sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.28069

Palavras-chave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais, Revisão Sistemática

Resumo

Este texto aborda a Educação do Campo e a sua relação conceitual com os movimentos sociais, com o objetivo de demonstrar e refletir sobre esta relação, a partir de publicações de periódicos da Capes, período de 1998 a 2019. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica sistemática do tipo metassíntese qualitativa e, os principais autores utilizados são: Caldart; Arroyo, Caldart e Molina; Valadão e Backes, Nascimento, Ribeiro, Lopes e Fracolli etc. Destaca-se como relevante na pesquisa, a indissociabilidade entre Educação do Campo e os movimentos sociais, ainda que haja tensionamentos e, a luta como elemento que une esses dois campos; o papel da escola do campo que extrapola a escolarização e vincula teoria-prática, forjando novas práticas; críticas à Educação do Campo devido a sua relação com o Estado/políticas públicas e, por fim, verifica-se equívocos nas traduções do termo Educação do Campo na maioria dos textos analisados.

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Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2014) na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação com Doutorado Sanduíche realizado na Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras com apoio do CNPq Brasil/2013. Mestra em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). Possui experiência na área de Educação em contextos escolares e não escolares, incluindo atuação em Pedagogia da Alternância. Atua principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas públicas educacionais, políticas de educação do campo, didática e planejamento escolar, educação popular e movimentos sociais, mulheres camponesas, feminismo e campesinato, direitos humanos. Participa do grupo de estudos Educação e Direitos Humanos do CRDH/Unemat campus Cáceres e do Grupo de Pesquisa CNPq - SOU - Sociedade, Universidade e Cultura. Concluiu Pós-Doutorado Júnior, com apoio do CNPq na temática de Educação do Campo e é professora do curso de Pedagogia/UNEMAT/MT, campus de Juara.

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Publicado

13-07-2022

Como Citar

CONTE, I. I. Educação do campo e a relação com os movimentos sociais: uma pesquisa sistemática. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e28069, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.28069. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/28069. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação do Campo: análises e resistências em movimento

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