v. 48 (2023): Roteiro

					Visualizar v. 48 (2023): Roteiro

Agradecimento:

O corpo editorial da Revista Roteiro, agradece a FAPESC pelo apoio financeiro na implementação de melhorias na revista, previstas para o ano de 2023, atraves do edital Fapesc nº 21/2022 – Programa de apoio e incentivo à consolidação de periódicos científicos.

Publicado: 26-04-2023

Artigos de demanda contínua

  • Lições de professoras alfabetizadoras experientes às professoras alfabetizadoras iniciantes

    Juliana Pedroso Bruns, Rita Buzzi Rausch
    e32649
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32469
  • A pedagogia da alternância frente às teorias do currículo: tradicional, crítica ou pós-crítica?

    Alberto Dias Valadão
    e32209
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32209
  • A Campanha de Educação Popular (Ceplar): espaço de formação no cenário educacional paraibano (1961-1964)

    Lia Machado Fiuza Fialho, Rosicleide Henrique da Silva, Charliton José dos Santos Machado
    e32240
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32240
  • Finitude e angústia existencial entre estudantes de ensino médio de uma escola pública: agravantes da covid-19

    Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler, Arnaldo Nogaro
    e32246
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32246
  • Qual a origem do saber do auxiliar de classe? Estudo sobre o não lugar profissional

    Livia Karen Figueredo de Jesus, Lucia Gracia Ferreira
    e32247
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32247
  • Aprendizagens profissionais de professoras iniciantes e experientes em um programa de mentoria

    Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Rosa Maria Moraes Anunciato, Carolina Marini
    e32278
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32278
  • Formação crítica e participação em sociedade: relações entre educação em Química e tecnologias digitais

    Dayse Pereira Barbosa Souza, Jaciara de Sá Carvalho
    e32349
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32349
  • Radicalização e sectarização: retomando os pressupostos freirianos

    André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
    e32351
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32351
  • A utilização do software Iramuteq na análise de dados textuais em revisão sistemática de literatura

    Ruhama Ariella Sabião Batista, Mary Ângela Teixeira Brandalise
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32352
  • Violência e desigualdade de gênero: prevenção desde a educação inicial chilena

    Nibaldo Benavides Moreno, Daniel Reyes Araya, Sebastian Donoso Diaz
    e32374
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32374
  • Análise dos pressupostos educacionais da homeschooling no Brasil a partir de Paulo Freire e Matthew Lipman

    Antonio Oliveira Dju, Patrícia Melo Magoga, Darcísio Natal Muraro
    e32188
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32188
  • As dicotomias no contexto e no texto da BNCC como projeto educacional

    Emina Márcia Nery dos Santos, Luane Tomé dos Nascimento Sampaio, Francisco Willams Campos Lima
    e32525
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32525
  • Docência no século XXI: aspectos pessoais e sociais na construção do bem-estar docente

    Giovana Boicko, Odilon Luiz Poli, Circe Mara Marques
    e35290
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32590
  • Formação de professores: uma crítica pelo olhar das capacidades humanas

    Catia Piccolo Viero Devechi, Dalbosco
    e32608
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32608
  • A plenitude de capinar e tanger a boiada na roça: deixar-se ser-docente em escolas da roça

    Charles Maycon de Almeida Mota
    e32611
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32611
  • O diário oficial do Distrito Federal como fonte para a história da educação (1967-1971)

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    e32659
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32659
  • Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento: Análise sobre a Produção Brasileira centrada nos Anos Iniciais

    Letícia Stein, Marisol Vieira Melo, Adriana Richit
    e32863
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32863
  • Ensino superior privado brasileiro na pandemia: do ERE ao processo híbrido de ensino e aprendizagem

    Ruan Carlos Pereira Costa, Sálua Cecílio
    e32891
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32891
  • Valores, função social e ethos democrático: paradoxos e possibilidades da escola no atual cenário neoliberal paradoxos e possibilidades da escola no atual cenário neoliberal

    Sidinei Cruz Sobrinho, Angelo Vitório Cenci, Chaiane Bukowski
    e33062
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.33062
  • Relações entre a ocupação de escolas, a reforma do ensino médio e a BNCC

    Simone de Fátima Flach, Anita Helena Schlesener
    e30235
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30235
  • Estudos sobre a história da prática docente em educação física: O estado da questão

    Paulo Rogério de Lima, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    e29990
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.29990
  • Trajetórias, Memórias e Narrativas em pesquisas na área de Educação do Campo

    Miriã Lúcia Luiz, Alessandro da Silva Guimarães
    e30015
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30015
  • Interações com Famílias via WhatsApp e as Práticas de Numeramento/Letramento Matemático Evidenciadas no Ensino Remoto

    Klinger Teodoro Ciríaco, Brenda Cristina Antunes
    e30025
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30025
  • Fundamentos teórico-metodológicos das diretrizes curriculares do ensino fundamental de Criciúma/SC (2020): continuidade e ruptura

    Géssica Dal Pont, Matheus Bernardo Silva
    e30088
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30088
  • Os sentidos políticos atribuídos à função social da escola pelos professores iniciantes na carreira

    Deise Ramos da Rocha, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado-Silva
    e30098
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30098
  • Gestão escolar nas escolas do campo de Manaus/AM: investigações preliminares

    Gabriel Rodrigues do Nascimento, Érica de Souza e Souza, Heloísa da Silva Borges
    e30111
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30111
  • Política afirmativa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: as ações de permanência estudantil na concepção das gestoras e dos gestores

    Neusa Chaves Batista, Rita de Cássia Soares de Souza Bueno
    e30133
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30133
  • Políticas públicas de acesso e assistência na educação superior: uma pesquisa do estado do conhecimento

    Ketlin Elís Perske, Maria de Lourdes Pinto de Almeida
    e30135
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30135
  • Recomendações dos organismos internacionais para a América Latina: inclusão escolar, sustentabilidade e desigualdade estrutural

    Sonia Mari Shima Barroco, Neide da Silveira Duarte de Matos , Gesilaine Mucio Ferreira
    e27403
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.27403
  • A gestão democrática na prática de Conselho Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

    Gildo Lyone Antunes de Oliveira, Itamar Mendes da Silva
    e30253
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30253
  • Aprendizagem significativa em física: estudo envolvendo experimentos de pensamento históricos

    Alisson Cristian Giacomelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz
    e30538
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30538
  • “Do sacrifício ao futuro promissor”: aluno de ensino médio nas representações sociais de professores

    Laeda Bezerra Machado, Lucivania Barbosa Evangelista
    e30627
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30627
  • Empreendedor em festa: uma análise discursiva de coleções didáticas de Projeto de Vida

    Francisco Vieira da Silva
    e30648
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30648
  • Formação continuada docente como lugar de experiências: comunidade de aprendizagem e as lições da pandemia da Covid-19

    Juliane Cláudia Piovesan Piovesan, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
    e30657
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30657
  • Universalização do ensino médio com qualidade social: desafios dos estados de Alagoas e Goiás

    Gilvan Luiz Machado Costa, Mônica de Morais Sampaio Silva
    e30697
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30697
  • Análise do ensino médio brasileiro com base em indicadores educacionais

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
    e30739
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30739
  • A docência EBTT nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação em serviço

    Gabriela Neves Barcelos da Costa, Marcel Alvaro de Amorim
    e30793
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30793

Resenha

  • Resenha: Educação Bilíngue no Brasil: reflexões a partir da práxis

    Patricia Ferreira Miranda, Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Débora Ferreira da Silva Feitosa
    e30086
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.30086