Empreendedor em festa: uma análise discursiva de coleções didáticas de Projeto de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30648

Palavras-chave:

Discurso, Projeto de Vida, empreendedor, currículo

Resumo

O texto analisa discursos presentes em três coleções didáticas de Projeto de Vida, com vistas a compreender o funcionamento de relações de saber-poder de natureza neoliberal que corporificam a figura do empreendedor na construção desses materiais, cotejando com as condições sociopolíticas e históricas que possibilitaram mudanças recentes nas políticas curriculares do ensino médio. Para isso, sustenta-se teoricamente nos postulados de Foucault (2010) Dardot e Laval (2016), Laval (2004), Macedo (2019) e Lopes (2019). Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho documental de natureza qualitativa. As análises possibilitam constatar o funcionamento de relações de saber-poder que constroem de maneira positiva o sujeito empreendedor, como sendo atuante, inovador e ousado e, com isso, busca convencer os jovens a aderirem a esse perfil, operando, assim, um currículo em conformidade com o modus operandi do neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Lingu´ística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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Publicado

24-07-2023

Como Citar

SILVA, F. V. da. Empreendedor em festa: uma análise discursiva de coleções didáticas de Projeto de Vida . Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30648, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30648. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30648. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua