Estudos sobre a história da prática docente em educação física: O estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.29990

Palavras-chave:

História, Educação Física, Prática docente, Práticas, Estado da Questão

Resumo

Este estudo objetiva analisar as produções acadêmico-científicas relacionadas à história da prática docente de Educação Física, mapeadas e recrutadas por meio da construção do Estado da Questão (EQ), procurando conhecer de que maneira os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciando, principalmente, os objetivos e os resultados das pesquisas definidas como achados, em busca de apontar algumas lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. Para esta investigação, as bases de dados consultadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a BDTD e a SciELO. Os achados foram encontrados com combinações de descritores que envolveram "história”, “Educação Física”, “prática docente”, “prática pedagógica” e “práticas”. A partir da análise dos dados podemos constatar a existência de uma pluralidade de olhares em relação aos objetivos das pesquisas, assim como uma diversidade de práticas dos professores de Educação Física ao longo do tempo nas escolas brasileiras. Além disso, identificamos, como principal lacuna, a falta de estudos que abordem a prática docente desse componente curricular numa perspectiva histórica que contemplem escolas de municípios do interior cearense como lócus e, ainda, que tenham como recorte temporal o final do século XX.

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Biografia do Autor

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do
Ceará (UECE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Silvia Maria Nóbrega-Therrien , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutora
em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Assistente da Universidade
Estadual do Ceará (UECE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

08-05-2023

Como Citar

DE LIMA, P. R.; NÓBREGA-THERRIEN , S. M. Estudos sobre a história da prática docente em educação física: O estado da questão. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e29990, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.29990. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29990. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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