Resenha: Educação Bilíngue no Brasil: reflexões a partir da práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30086

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Bilinguismo no Brasil, Educação Escolar, Linguística Aplicada

Resumo

Publicada em 2021, a obra organizada por Antonieta Megale tem seu fio condutor guiado pelo senso questionador de como se fazer uma Educação Bilíngue no Brasil, considerando as dimensões da realidade escolar, sobretudo, a partir do contexto de pandemia do Covid-19. Partindo de reflexões e experiências de docentes e pesquisadores do bilinguismo, além de prefácio e introdução, o livro conta com oito capítulos que abordam questões como a multiculturalidade, o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a consciência fonológica dentre outros aspectos que perpassam a práxis bilingue na escola. Com farta problematização sobre o tema, mas, em igual medida, em proposições didáticas, Educação Bilíngue: como fazer? constitui-se como leitura imprescindível dentro de sua área, ao propor um debate localizado sob a conjuntura e especificidades latino-americana e brasileira, e guiado por um olhar crítico da Linguística Aplicada e da Educação sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras na perspectiva do direito linguístico.

Downloads

Biografia do Autor

Patricia Ferreira Miranda, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Psicologia, Doutoranda pela Universidade Federal de Rondônia: Porto Velho, RO, BR

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA/USP). Professora do Departamento de Psicologia (DEPSI) da UNIR, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UNIR) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar (PPGEEProf/UNIR). E-mail: marlizibetti@unir.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3939-5663.

Débora Ferreira da Silva Feitosa, Universidade Federal de Rondônia

Mestra em Psicologia (PPGPSI/UNIR). Doutoranda \\\\\em Educação Escolar (PPGEEProf) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: deborafsf@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5902-8153.

Referências

MEGALE, Antonieta (org.). Desafios e práticas na Educação Bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.

MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue: como fazer? São Paulo: Fundação Santillana, 2021.

Downloads

Publicado

24-07-2023

Como Citar

MIRANDA, P. F.; ZIBETTI, M. L. T.; FEITOSA, D. F. da S. Resenha: Educação Bilíngue no Brasil: reflexões a partir da práxis. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30086, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30086. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30086. Acesso em: 24 jan. 2025.

Edição

Seção

Resenha