Resenha: Educação Bilíngue no Brasil: reflexões a partir da práxis
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.30086Palavras-chave:
Educação Bilíngue, Bilinguismo no Brasil, Educação Escolar, Linguística AplicadaResumo
Publicada em 2021, a obra organizada por Antonieta Megale tem seu fio condutor guiado pelo senso questionador de como se fazer uma Educação Bilíngue no Brasil, considerando as dimensões da realidade escolar, sobretudo, a partir do contexto de pandemia do Covid-19. Partindo de reflexões e experiências de docentes e pesquisadores do bilinguismo, além de prefácio e introdução, o livro conta com oito capítulos que abordam questões como a multiculturalidade, o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a consciência fonológica dentre outros aspectos que perpassam a práxis bilingue na escola. Com farta problematização sobre o tema, mas, em igual medida, em proposições didáticas, Educação Bilíngue: como fazer? constitui-se como leitura imprescindível dentro de sua área, ao propor um debate localizado sob a conjuntura e especificidades latino-americana e brasileira, e guiado por um olhar crítico da Linguística Aplicada e da Educação sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras na perspectiva do direito linguístico.
Downloads
Referências
MEGALE, Antonieta (org.). Desafios e práticas na Educação Bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.
MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue: como fazer? São Paulo: Fundação Santillana, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia Ferreira Miranda, Marli Lúcia, Débora
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.