Resenha: Educação Bilíngue no Brasil: reflexões a partir da práxis
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.30086Palavras-chave:
Educação Bilíngue, Bilinguismo no Brasil, Educação Escolar, Linguística AplicadaResumo
Publicada em 2021, a obra organizada por Antonieta Megale tem seu fio condutor guiado pelo senso questionador de como se fazer uma Educação Bilíngue no Brasil, considerando as dimensões da realidade escolar, sobretudo, a partir do contexto de pandemia do Covid-19. Partindo de reflexões e experiências de docentes e pesquisadores do bilinguismo, além de prefácio e introdução, o livro conta com oito capítulos que abordam questões como a multiculturalidade, o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a consciência fonológica dentre outros aspectos que perpassam a práxis bilingue na escola. Com farta problematização sobre o tema, mas, em igual medida, em proposições didáticas, Educação Bilíngue: como fazer? constitui-se como leitura imprescindível dentro de sua área, ao propor um debate localizado sob a conjuntura e especificidades latino-americana e brasileira, e guiado por um olhar crítico da Linguística Aplicada e da Educação sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras na perspectiva do direito linguístico.
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Referências
MEGALE, Antonieta (org.). Desafios e práticas na Educação Bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.
MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
MEGALE, Antonieta (org.). Educação Bilíngue: como fazer? São Paulo: Fundação Santillana, 2021.
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