Relações entre a ocupação de escolas, a reforma do ensino médio e a BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30235

Palavras-chave:

Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, BNCC, Educação Integral

Resumo

Sob a luz dos ensinamentos gramscianos e a partir de pesquisa bibliográfica e documental, o presente texto discute sobre a relação entre as ocupações secundaristas ocorridas no ano de 2016, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto procura desvelar os interesses presentes em documentos legais e normativos para o Ensino Médio, de forma a demonstrar como tais documentos interferem na oferta educacional e na formação de jovens brasileiros. Nessa perspectiva, o presente texto tece considerações acerca da relação entre os argumentos que fundamentaram as Ocupações Secundaristas, a aprovação da Reforma do Ensino Médio e a Construção da BNCC para essa etapa da Educação Básica, e, apresenta os interesses que estiveram em disputa na elaboração de documentos legais e normativos e os limites deles decorrentes para a formação dos jovens brasileiros. As análises indicam que a oferta do Ensino Médio no Brasil está vinculada aos interesses capitalistas, os quais interferem na formação dos jovens para torná-los subservientes à lógica do mercado e impedem uma formação emancipatória integral.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais – GPCATE. Pesquisadora da Rede MAPA – Mapa da Gestão Democrática do Ensino Público.

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando junto ao Mestrado e Doutorado em Educação.

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Publicado

28-07-2023

Como Citar

FLACH, S. de F.; SCHLESENER, A. H. Relações entre a ocupação de escolas, a reforma do ensino médio e a BNCC. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30235, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30235. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30235. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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