Aprendizagens profissionais de professoras iniciantes e experientes em um programa de mentoria
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.32278Palavras-chave:
aprendizagem da docência, professores experientes, professores iniciantes, mentoriaResumo
Analisam-se aprendizagens de professoras iniciantes (PI) e experientes (mentoras-M) no contexto do Programa Híbrido de Mentoria (PHM) dirigido para auxílio de docentes com menos de cinco anos de experiência, a lidar com dificuldades frequentemente enfrentadas nessa etapa da carreira docente. A pesquisa é pautada em referências sobre aprendizagem da docência; interação intergeracional docente; e processos colaborativos de construção de conhecimentos profissionais. Teve como principal fonte de dados um questionário com questões abertas no caso das PI e entrevistas e narrativas escritas no caso das M. As respostas obtidas foram consideradas narrativas e analisadas a partir da análise de conteúdo. Os conteúdos e os processos implicados nessas conversas evidenciaram oportunidades para a construção colaborativa de aprendizagens profissionais específicas para PI e M. Para as PI o caráter situado, contínuo, dinâmico e diversificado dos conhecimentos necessários para ensinar e atuar de modo profissional puderam ser destacados. No caso das M evidenciou-se aprendizagens em dois planos: a de ensinar a ensinar as PI e na sua atuação como docente. Nas conversas profissionais mantidas foi possível identificar a complexidade da construção da base de conhecimento para o ensino tanto para as PI quanto para a M assim como os processos envolvidos.
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