Aprendizagens profissionais de professoras iniciantes e experientes em um programa de mentoria
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.32278Palavras-chave:
aprendizagem da docência, professores experientes, professores iniciantes, mentoriaResumo
Analisam-se aprendizagens de professoras iniciantes (PI) e experientes (mentoras-M) no contexto do Programa Híbrido de Mentoria (PHM) dirigido para auxílio de docentes com menos de cinco anos de experiência, a lidar com dificuldades frequentemente enfrentadas nessa etapa da carreira docente. A pesquisa é pautada em referências sobre aprendizagem da docência; interação intergeracional docente; e processos colaborativos de construção de conhecimentos profissionais. Teve como principal fonte de dados um questionário com questões abertas no caso das PI e entrevistas e narrativas escritas no caso das M. As respostas obtidas foram consideradas narrativas e analisadas a partir da análise de conteúdo. Os conteúdos e os processos implicados nessas conversas evidenciaram oportunidades para a construção colaborativa de aprendizagens profissionais específicas para PI e M. Para as PI o caráter situado, contínuo, dinâmico e diversificado dos conhecimentos necessários para ensinar e atuar de modo profissional puderam ser destacados. No caso das M evidenciou-se aprendizagens em dois planos: a de ensinar a ensinar as PI e na sua atuação como docente. Nas conversas profissionais mantidas foi possível identificar a complexidade da construção da base de conhecimento para o ensino tanto para as PI quanto para a M assim como os processos envolvidos.
Downloads
Referências
COLE, A. L.; KNOWLES, J. G. Teacher development partnership research: A focus on methods and issues. American Educational Research Journal, 30(3), p.473-495, 1993.
CRUZ, G. B.; FARIAS, I. M. S.; HOBOLD, M. S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e4149114, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271994149 . Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: 3 nov. 2022.
KYNDT, E.; GIJBELS, D.; GROSEMANS, I.; DONCHE, V. Teachers’ Everyday Professional Development: Mapping Informal Learning Activities, Antecedents, and Learning Outcomes. Washington, DC: Review of Educational Research, v. 86 (4), p. 1111–115, 2016.
GARZA, R.; REYNOSA, R.; WERNER, P.; DUCHAINE, E.; HARTER, R. A. Developing a Mentoring Framework Through the Examination of Mentoring Paradigms in a Teacher Residency Program. Australian Journal of Teacher Education, 44(3), 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.14221/ajte.2018v44n3.1. Acesso em: 10 set. 2022.
GALLARDO, S.; GODALL, T. El aprendizaje cooperativo repuesta pedagógica a la educación en la sociedad de la información. In: SANCHO, Juana; CORREA, Jose. M.; GIRÓ, Xavier.; FRAGA, Leticia. (org.). Aprender a ser docente en un mundo en cambio. Simposio internacional. Barcelona: Dipòsit Digital de la Universitat de Barcelona, 2014,1 p.36-142.
HOBSON, A.; ASHBY, P; MALDEREZ, A.; TOMLINSON, P. Mentoring beginning teachers: what we know and what we don’t. New York, NY: Teaching and Teacher Education, 25 (1), p. 207-216, 2009.
HORN, I.; GARNER, B.; KANE, B. D.; BRASEL, J. A Taxonomy of Instructional Learning Opportunities in Teachers' Workgroup Conversations. Washington, DC: Journal of Teacher Education, 68 (1), 2017.
KNOWLES, M. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Cambridge: Adult Education, 1980.
KNOWLES, J. G.; COLE, A. L.; PRESSWOOD, C. Through Preservice Teachers' eyes: exploring field experiences through narrative and inquiry. Nova Iorque: Macmillan College Publishing Company, 1994.
LIMA, E. F. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 85-98, 2011.
MARCELO, C.; GALLEGO-DOMÍNGUEZ, C.; MURILLO-ESTEPA, P.; MARTINEZ, P. M. Aprender a acompañar: análisis de diarios reflexivos de mentores en un programa de inducción., Espanha:Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 22 (1), p. 461-480, 2018.
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. R.; REYES, C. R.; MARTUCCI, E. M.; LIMA, E. F.; TANCREDI, R. M. S.; MELLO, R. R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação, São Carlos: SP, EDUFSCar, 2010.
MOREIRA, M. A. Introdução. Da narrativa (dialogada) na investigação, supervisão e formação de professores. In: MOREIRA, M. A. (org.) Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde, Portugal: Editora Pedago, 2011, p. 23-40.
MURRAY, J.; MALE, T. Becoming a teacher educator: Evidence from the field, New York, NY:Teaching and Teacher Education, v. 21 (2), p. 125-142, 2005.
NÓVOA, A. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre, p. 203-218,2009.
NOVOTNÝ, P.; BRÜCKNEROVÁ, K. Intergenerational learning among teachers: An interaction perspective. República Tcheca: Studia Paedagogica, v. 19, n. 4, p. 45-79, 2014.
ORLAND-BARAK, L. Convergent, divergent and parallel dialogues: knowledge construction in professional conversations. London, England: Teachers and Teaching: theory and practice, 12:1, p. 13-31, 2006.
POULSON, L. Paradigm Lost? Subject Knowledge, Primary Teachers and Education Policy. Reino Unido: British Journal of Educational Studies, v. 49, p. 40-55, 2002.
ROBSON, D.; MTIKA, P. Newly qualified teachers’ professional learning through practitioner enquiry: Investigating partnership-based mentoring, United Kingdom: International Journal of Mentoring and Coaching in Education, Vol. 6 Issue: 3, p.242-26, 2017.
SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Belo Horizonte: Educação em Revista, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.
SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec - Nova Série, v. 4, n. 2, jun. 2015.
SUN, M.; PENUEL, W. R.; FRANK, K.; GALLAGHER, A.; YOUNGS, P. Shaping Professional Development to Promote the Diffusion of Instructional Expertise Among Teachers. EUA: Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 35 (3), p. 344-369, 2013.
TIMPERLEY, H. Professional Conversations and Improvement-Focused Feedback: A Review of the Research Literature and the Impact on Practice and Student Outcomes. Melbourne: Australian Institute of Teaching and School Leadership (AITSL), 2015.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. El ABC y D de la formación docente. Madri: Narcea Ediciones, 2015.
VAUGHAN. N. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. EUA: The Internet and Higher Education, v. 13, n. 1–2, p. 60-65, 2010.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Santa Maria: Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Rosa Maria Moraes Anunciato, Carolina Marini
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.