A plenitude de capinar e tanger a boiada na roça: deixar-se ser-docente em escolas da roça

Autores

  • Charles Maycon de Almeida Mota UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VÁRZEA DO POÇO (SMEVP) - PROFESSOR https://orcid.org/0000-0001-5927-3466

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32611

Palavras-chave:

Ruralidade da presença, Ser-na-roça, Pesquisa Narrativa, Docência na roça

Resumo

Com o presente estudo, buscou-se compreender como professores e professoras que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença e produzem experiências de ser-docente numa perspectiva do ser-mais que habita espaços rurais. O método utilizado foi a Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, associada à abordagem qualitativa e ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram as entrevistas narrativas e das etnografias na roça, estes significaram possibilidade de recolha e de produção de dados. Conclui-se que deixar-se ser-docente aqui, está numa configuração daquilo que o ser-na-roça se revela num ente que é abertura constante e não se apega a um conjunto de normas e convenções sociais instituídas pelos parâmetros urbanocêntricos, mesmo tendo influência de uma formação pautada neste parâmetro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VÁRZEA DO POÇO (SMEVP) - PROFESSOR

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA. Professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. É membro do GT 13 Ensino Fundamental da ANPED. Doutor em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

Referências

BARROS, M. de. Tratado geral das grandezas do ínfimo. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

BARROS, M. de. Meu quintal é maior que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

CLANDININ, D. J. ; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/EFU. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

FOGEL, G. Homem, realidade, interpretação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas Ernildo Stein. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução revisada Marcia Sá Cavalcante Schuback; Posfácio de Emmanuel Carneiro Leão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

HERNÁNDEZ, F. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: HERNÁNDEZ, F. Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ED. da UFSM, 2017. p. 49-73.

MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O.; RIOS, J. A. V. P. Ruralidades contemporâneas: Educação Básica em foco. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 2, p. 39-64, abr./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202117

MOTA, Charles Maycon de Almeida. Docência em classes multisseriadas: conhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças nas escolas da roça. Curitiba: CRV, 2019.

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

MOTA, C. M. de A. A plenitude de capinar e tanger a boiada na roça: deixar-se ser-docente em escolas da roça. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32611, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32611. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32611. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)