A plenitude de capinar e tanger a boiada na roça: deixar-se ser-docente em escolas da roça
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.32611Palavras-chave:
Ruralidade da presença, Ser-na-roça, Pesquisa Narrativa, Docência na roçaResumo
Com o presente estudo, buscou-se compreender como professores e professoras que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença e produzem experiências de ser-docente numa perspectiva do ser-mais que habita espaços rurais. O método utilizado foi a Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, associada à abordagem qualitativa e ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram as entrevistas narrativas e das etnografias na roça, estes significaram possibilidade de recolha e de produção de dados. Conclui-se que deixar-se ser-docente aqui, está numa configuração daquilo que o ser-na-roça se revela num ente que é abertura constante e não se apega a um conjunto de normas e convenções sociais instituídas pelos parâmetros urbanocêntricos, mesmo tendo influência de uma formação pautada neste parâmetro.
Downloads
Referências
BARROS, M. de. Tratado geral das grandezas do ínfimo. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
BARROS, M. de. Meu quintal é maior que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
CLANDININ, D. J. ; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/EFU. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
FOGEL, G. Homem, realidade, interpretação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas Ernildo Stein. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução revisada Marcia Sá Cavalcante Schuback; Posfácio de Emmanuel Carneiro Leão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
HERNÁNDEZ, F. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: HERNÁNDEZ, F. Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ED. da UFSM, 2017. p. 49-73.
MOTA, C. M. A.; SILVA, F. O.; RIOS, J. A. V. P. Ruralidades contemporâneas: Educação Básica em foco. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 2, p. 39-64, abr./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202117
MOTA, Charles Maycon de Almeida. Docência em classes multisseriadas: conhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças nas escolas da roça. Curitiba: CRV, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Charles Maycon de Almeida Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.