“Do sacrifício ao futuro promissor”: aluno de ensino médio nas representações sociais de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30627

Palavras-chave:

Aluno, Ensino médio, Professor, Representações Sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a estrutura das representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio,” elaboradas por seus professores. Adotamos a Teoria das Representações Sociais (TRS), particularmente, abordagem estrutural dessas representações.  Desenvolvemos um estudo de campo online com 71 professores da Rede Estadual de Pernambuco, os quais responderam a um questionário do tipo Google Doc e um Teste de Associação Livre de Palavras. As evocações, analisadas com auxílio do software Iramuteq, revelaram representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio” pautadas em dificuldades, decorrentes da situação de desigualdade social desses estudantes. Apesar disso, nessas evocações e justificativas dos professores, ganham relevância a capacidade de superação e a determinação dos alunos para enfrentar os obstáculos que lhes são impostos. Isto significa que, a despeito do sacrificio, nas representações sociais dos docentes, esses estudantes são desafiados, mas alcançam um futuro promissor. Os achados sugerem a necessidade de medidas capazes de equalizar as oportunidades e minimizar as desigualdades a fim de se construir as bases necessárias ao desenvolvimento social das juventudes que ingressam na escola de ensino médio.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento  Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Lucivania Barbosa Evangelista, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Relações Públicas pela Escola Superior de Relações Públicas (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Integrou entre 2015-2018 ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC) estudando temas referentes a Profissão Docente, Representações Sociais, Professor Iniciante e Escola Pública. Mestre em educação PPGEdu/ UFPE na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

MACHADO, L. B.; BARBOSA EVANGELISTA, L. “Do sacrifício ao futuro promissor”: aluno de ensino médio nas representações sociais de professores . Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30627, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30627. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30627. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

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Artigos de demanda contínua

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