Análise do ensino médio brasileiro com base em indicadores educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30739

Palavras-chave:

ensino médio, estatísticas educacionais, indicadores educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo desvelar o ensino médio a partir da observação, descrição e interpretação da realidade educacional do ensino médio brasileiro, tendo como base os indicadores do desempenho escolar dos alunos (avaliações realizadas pelo SAEB) e do processo educacional (aprovação, reprovação, abandono, repetência, defasagem idade-série e proporção dos alunos matriculados de acordo com a idade escolar). A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quantitativa e utilizou a análise estatística como método de investigação. Concluiu-se que o baixo nível de desempenho escolar apontado pelo SAEB é consequência direta e/ou indireta da desigualdade econômica social e educacional que afeta, principalmente, os estudantes das escolas públicas e alunos oriundos de famílias mais vulneráveis, em condição de pobreza, desigualdade e marginalizados. Além disso, inviabiliza a promoção da justiça educacional, visto que afeta o desempenho, o êxito e a trajetória escolar dos concluintes da educação básica.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, 75-99844-0938

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

GUSMÃO, F. A. F. Análise do ensino médio brasileiro com base em indicadores educacionais. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30739, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30739. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30739. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua