Gestão escolar nas escolas do campo de Manaus/AM: investigações preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30111

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação do Campo, Escola do Campo

Resumo

Este artigo objetivou investigar os processos da gestão escolar das escolas do campo do Município de Manaus/AM, a partir da estrutura organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED/MAO) deste município. O processo metodológico envolveu uma revisão bibliográfica a partir de estudos de teóricos que focalizam a Educação do Campo, gestão escolar democrática na escola pública, e envolveu análise documental das legislações específicas do tema abordado no âmbito federal; bem como documentação institucional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Os resultados evidenciam que as estruturas administrativas e pedagógicas de gestão escolar pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus para as escolas do campo são trabalhadas numa perspectiva tecnicista e neoliberal, com espaço reduzido para a participação coletiva da comunidade escolar e os movimentos sociais do campo amazônico. De modo que, além de ser controladora, não atenta para as particularidades das escolas do campo e para a diversidade que ela atende.

 

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Biografia do Autor

Gabriel Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Possui Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, educação do campo, educação em Ciências. Atualmente é Tutor Educacional na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) onde trabalha com a formação contínua de professores.

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nos anos de 2011/2012, 2013/2014 e 2019/2021. Foi professora de Educação Infantil em escolas do campo de Parintins. Atualmente é professora formadora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo praticas pedagógicas no Município de Presidente Figueiredo (UFAM/MEC/SEDUC/SEMED).

Heloísa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

NASCIMENTO, G. R. do; SOUZA, Érica de S. e; BORGES, H. da S. Gestão escolar nas escolas do campo de Manaus/AM: investigações preliminares. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30111, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30111. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30111. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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