Política afirmativa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: as ações de permanência estudantil na concepção das gestoras e dos gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30133

Palavras-chave:

Política Afirmativa, Educação Superior, Permanência Estudantil

Resumo

Resumo: O artigo nalisa o processo de institucionalização da política afirmativa para a educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dando foco à permanência dos/das acadêmicos/as cotistas a partir dos significados estabelecidos pelos atores que atuam na macrogestão da academia. Para tal, utiliza-se, como referencial teórico, uma noção de justiça social que incorpora a necessidade de reparação/transformação em três dimensões: socioeconômica (classe social), cultural (identidades e status) e política (participação política). A base epistemológica-metodológica centra-se nas premissas da análise crítica do discurso, a entender que o discurso não só está determinado pelas instituições e estruturas sociais, mas que é parte constitutiva delas, isto é, que o discurso constrói o social como prática, atuando tanto como reprodutor das estruturas sociais quanto seu transformador. Em termos de resultados, a pesquisa revela que a UFRGS carece de enfrentar desafios substanciais referentes à implementação de ações de permanência estudantil que considerem a diversidade social, econômica e cultural dos/das estudantes cotistas oriundos/das dos meios populares. Ademais, o estudo demonstra que a universidade ainda possui uma organização acadêmica bastante condicionada por bases institucionais voltadas para o ensino das elites brasileiras.

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Biografia do Autor

Neusa Chaves Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação e professora associada da Faculdade de Educação na área de Sociologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

30-10-2023

Como Citar

BATISTA, N. C.; BUENO, R. de C. S. de S. Política afirmativa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: as ações de permanência estudantil na concepção das gestoras e dos gestores. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30133, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30133. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30133. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua