Trajetórias, Memórias e Narrativas em pesquisas na área de Educação do Campo

Autores

  • Miriã Lúcia Luiz Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-6825-1541
  • Alessandro da Silva Guimarães Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30015

Palavras-chave:

Memórias, Narrativas, Experiências, Paradigma indiciário, Educação do campo.

Resumo

Partindo de indícios e pistas presentes em dissertações e teses que exploram a área da educação do campo enquanto lócus de pesquisa, este artigo busca compreenderas trajetórias, experiências e memórias narradas por pesquisadores deste âmbito do saber, buscando identificar nexos entre a produção do conhecimento no campo da educação e a elaboração de narrativas autobiográficas nesse processo (JOSSO, 2004). Neste caminho, dialoga com os conceitos de narrativa e experiência em Walter Benjamin (1987, 2016), de memória e história (BOSI, 2012; HALBWACHS, 1990); parte da operação historiográfica proposta por Ginzburg (2007a, 2007b, 2014) no método indiciário, referenciado na micro-história italiana. Entre as linhas e as margens, entre tantas narrativas e várias confidências presentes nestas produções acadêmicas defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo entre 2006 e 2019, emergiram memórias de infância, de suas trajetórias de vida, atuação e formação, das experiências de desumanização-resistência-humanização (ARROYO, 2019) e de estranhamento e reencontro com os contextos do campo e da cidade. Por fim, evidenciaram-se processos existenciais que implicam uma relação singular entre as trajetórias desses sujeitos e sua opção político-existencial pela educação do campo enquanto lócus de pesquisa e de trabalho, constituindo-se, portanto, como um retorno à própria terra, à sua história e sua existência em seu sentido mais amplo, num movimento que envolve fazeres, saberes, afetos e ideais construídos no processo de luta e trabalho.

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Biografia do Autor

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia e História, mestre e doutora em Educação pela Universidade
Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da
Educação (NUCAPHE). Coordena o grupo de estudos Memórias, Narrativas e Histórias das/nas escolas: diálogos na formação de professores. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal
do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e
Formação e prática de professores.

Alessandro da Silva Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado (2005) e licenciatura plena (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação, ambos pelo PPGE/UFES. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

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Publicado

26-04-2023

Como Citar

LUIZ, M. L.; GUIMARÃES, A. da S. Trajetórias, Memórias e Narrativas em pesquisas na área de Educação do Campo. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30015, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30015. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua