Políticas públicas de acesso e assistência na educação superior: uma pesquisa do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30135

Palavras-chave:

Educação superior, Políticas de acesso, Lei de cotas, Plano Nacional de Assistência Estudantil

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as políticas públicas de acesso e permanência na educação superior do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).O objetivo foi delimitar o campo da produção científica de artigos sobre as políticas públicas de acesso e permanência na educação superior de dois acervos: Scielo e Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados no período de 2015 a 2020. Abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa. A análise dos dados deu-se a partir da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Ressalta-se que esta pesquisa contribui para que os interessados no tema tenham acesso ao que já foi produzido a respeito das políticas públicas de acesso e permanência na educação superior para que não se reproduza aquilo já pesquisado, além de garantir a originalidade da pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria dos artigos encontrados tratou sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil e uma minoria versou sobre o acesso ao ensino superior por cotas de estudantes advindos de escolas públicas, aqueles em vulnerabilidade socioeconômica.  Assim, podemos inferir que existem ainda várias arestas a serem produzidas, principalmente no que diz respeito à relação entre as políticas de acesso e as políticas de permanência e como estas políticas são implementadas em diferentes instituições federais de ensino.

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Biografia do Autor

Ketlin Elís Perske, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2020), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), licenciada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública estadual de ensino do RS, no ensino fundamental e médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na educação a distância; como tutora presencial da Primeira Turma do Curso de Letras - Português EaD da UFSM no Polo de Agudo/RS e como tutora a distância do Curso de Especialização em Gestão Educacional (EaD) da UFSM. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotada na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Acadêmica do Curso de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Pesquisadora na área da educação superior e políticas de assistência estudantil. Integrante do GEPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas de Politicas de Educação Superior; do GIEPES UNICAMP - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior; e do RIEPPES - Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas e Processos de Educação Superior - UNOESC / UNICAMP. Integrante do ELOS: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Campo Curricular, da Universidade Federal de Santa Maria. 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria: Docente pesquisadora do PPGed da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

PERSKE, K. E.; ALMEIDA, M. de L. P. de. Políticas públicas de acesso e assistência na educação superior: uma pesquisa do estado do conhecimento. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30135, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30135. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30135. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua