Interações com Famílias via WhatsApp e as Práticas de Numeramento/Letramento Matemático Evidenciadas no Ensino Remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30025

Palavras-chave:

Netnografia, Interações WhatsApp, Famílias, Numeramento/letramento matemático, Anos iniciais

Resumo

Analisamos dados produzidos no contexto de uma pesquisa que buscou analisar práticas de numeramento/letramento matemático mobilizadas por famílias, em um contexto de ensino remoto, durante o auxílio nas tarefas escolas propostas pelas professoras durante a pandemia. Para este fim, apoiamo-nos nos pressupostos da abordagem netnográfica, de natureza qualitativa, em um movimento de interação com um grupo de mães pelo WhatsApp. O referencial teórico apoiou-se na discussão sobre letramento, letramento matemático e da relação família-escola, a partir da contribuição de estudos anteriores. Em termos de resultados, diante do contato interativo virtual com mulheres-mães de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, autodeclaradas como responsáveis no apoio ao ensino em casa, é possível concluir que estas utilizam diferentes estratégias na intenção de auxiliar seus filhos, a saber: recorrem ao cálculo mental; incentivam a adoção de esquemas de ação para as operações matemáticas (como contar nos dedos); e à tecnologia, ao reconhecerem a relevância da calculadora em situações cujo o cálculo busca o pensamento inferencial (conclusão esta possível ao dialogar com os pesquisadores). A experiência em xeque possibilitou ainda reconhecer a necessidade de compreensão dos contextos culturais familiares de aprendizagem matemática das crianças, no sentido de partir da realidade delas para a produção de sentidos e significados matemáticos nas práticas de letramento escolar.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - CECH

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS, Campo Grande.  Líder do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Brenda Cristina Antunes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; Licenciada em Pedagogia pela UFSCar. Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq).

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Publicado

20-07-2023

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; ANTUNES, B. C. Interações com Famílias via WhatsApp e as Práticas de Numeramento/Letramento Matemático Evidenciadas no Ensino Remoto . Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30025, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30025. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30025. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua