Formação crítica e participação em sociedade: relações entre educação em Química e tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32349

Palavras-chave:

Educação em Química., Tecnologias Digitais., CTSA.

Resumo

Este artigo apresenta achados de pesquisa com licenciandos em uma instituição pública de referência no Rio de Janeiro sobre relações entre tecnologias digitais e Educação em Química, considerando os objetivos de formação crítica e participação ativa em sociedade. Recorreu-se a referenciais de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e de abordagens críticas da tecnologia nas discussões do que foi identificado. Em síntese, a análise de conteúdo das entrevistas sugere que os licenciandos vivem tensões entre uma “educação bancária” e crítica durante sua formação, não experenciaram uma formação para a cidadania e participação ativa como compromisso da Educação em Química e os recursos digitais são pouco problematizados.

 

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Biografia do Autor

Dayse Pereira Barbosa Souza, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), com ênfase em Química Bioinorgânica. Professora de Química no Polo Educacional SESC (desde 2011). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, na linha de pesquisa TICPE (2022). Participante do grupo de pesquisa Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia -CEPETec o qual dedicam-se a identificar e problematizar "conexões" entre concepções/práticas/discursos da/sobre/entre Educação e Tecnologia, sem desconsiderar outras áreas e temas. Os estudos e pesquisas fundamentam-se em abordagens críticas que permitam tornar visíveis inter-relações pouco exploradas e apresentar perspectivas e proposições

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Professora e coordenadora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico). Coordena o Grupo (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec) e integra o grupo Discursos da Educação e Tecnologia DEdTec (PUC-Rio). Participa do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), onde também atua como avaliadora Ad-hoc. Foi editora-responsável pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (2019-2021), avaliada como Qualis A2, e integrou o Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Colabora com o Instituto Paulo Freire, onde coordenou o setor de Educação a Distância e a constituição de redes on-line (2009-2012).

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Publicado

11-08-2023

Como Citar

SOUZA, D. P. B.; CARVALHO, J. de S. Formação crítica e participação em sociedade: relações entre educação em Química e tecnologias digitais. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32349, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32349. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32349. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua