Formação crítica e participação em sociedade: relações entre educação em Química e tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.32349Palavras-chave:
Educação em Química., Tecnologias Digitais., CTSA.Resumo
Este artigo apresenta achados de pesquisa com licenciandos em uma instituição pública de referência no Rio de Janeiro sobre relações entre tecnologias digitais e Educação em Química, considerando os objetivos de formação crítica e participação ativa em sociedade. Recorreu-se a referenciais de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e de abordagens críticas da tecnologia nas discussões do que foi identificado. Em síntese, a análise de conteúdo das entrevistas sugere que os licenciandos vivem tensões entre uma “educação bancária” e crítica durante sua formação, não experenciaram uma formação para a cidadania e participação ativa como compromisso da Educação em Química e os recursos digitais são pouco problematizados.
Downloads
Referências
AULER, D. Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. Revista Contexto & Educação, 22(77), 167-188, 2013. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. 5 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
BALL, S. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada. Educação, Porto Alegre, V. 36, n. 2, p. 144-155, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professor de Ciências. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, J. S. Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2ª edição Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7ª ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2017.
CIPRIANI, F. M.; MOREIRA, A. F. B.; CARIUS, A. C. Atuação docente na educação básica em tempo de pandemia. Educação e Realidade. V. 46, n. 2 (2021) p. 1-24.
CORTEZ, J. A abordagem CTS na formação e na atuação docente. 1ª edição. Curitiba: Appris, 2020.
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.
FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: University Press, 2002.
FEENBERG, A. A tecnologia pode incorporar valores? A resposta de Marcuse para a questão da época. In: NEDER, R. T. (org.) A Teoria Crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia, 2 ed. Brasília: UnB, 2013.
FERREIRA, G. M. S.; LEMGRUBER, M. S. Tecnologias Educacionais como ferramentas: considerações críticas acerca de uma metáfora fundamental. Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, São Paulo, v.26, n. X, p. 15-37. Janeiro/2018. DOI https://doi.org/10.22195/2447-5246v23n120183351
FERREIRA, G. M. S.; CARVALHO, J. S.; LEMGRUBER, M. S.; ROSADO, L. A. S. Estratégias para resistir às resistências: experiências de pesquisa e docência em educação e tecnologia. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 994-1016 abr./jun. 2020. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. DOI http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p994-1016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2001.
FREITAS, N. M. S.; MARQUES, C. A. Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã. Educ. rev., Curitiba, n. 65, pág. 219-235, setembro de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000300219&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 de out. 2020. https://doi.org/10.1590/0104-4060.49478.
GARCIA, M. S. S.; CZESZAK, W. Curadoria educacional: práticas pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. Ed SENAC: São Paulo, 2020.
GOUVEIA, D. S. M.; SILVA, A. M. T. B. As representações sociais dos alunos da EJA acerca da presença da tecnologia. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v.19, n.57, p.161-180. 2022.
LEITE, B. S. Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 244–269, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244-269. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13055. Acesso em: 1 nov. 2022.
MELO, A. F. M.; LIMA, R. G. Processo de aprendizagem e sua importância na inserção social: uma análise acerca do direito à educação nas escolas municipais de Caruaru-PE. Revista Humanidades e Inovação. V. 8, n. 55 (2021) p. 155-171.
NASCIMENTO, V. F. Ciências, tecnologia e sociedade na prática do professor de ciências: entre a formação e a sala de aula. 1ª edição. Curitiba: Appris, 2020.
PALUDO, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v.17, n. 2, 2020, p. 44-53. https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44. Acesso em: 17 mar. 2022.
RIBEIRO, W. A; FASSARELLA, B. P. A; NEVES, K. C.; CONCEIÇÃO, L. L.; EVANGELISTA, D. S; BARROS, L. M. C.; REZENDE, G. S.; VIRGENS, T. M.; CUNHA, V. S. B.; ALCOFORADO, G. K. S. M.; TAVARES, J. M. C. Desafios do processo ensino-aprendizagem no ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19: uma revisão da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar v. 2 (n. 6) p. 264-95, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i6.495. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/495. Acesso em: 21 abr. 2022.
RÜDIGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SÁ, L. V. O uso das TD no ensino de Química: uma análise dos trabalhos presentes na QNEsc à luz da teoria de atividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Filosofia, Universidade Federal da Bahia, Bahia.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão? QNEsc nº 4, 28-34, 1996.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 2 ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. A dimensão social do ensino de química – um estudo exploratório da visão de professores. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (II ENPEC). Valinhos, São Paulo, 01 a 04 setembro, 1999.
SANTOS, W. L. P. A Química e a formação para a cidadania. Educ. quím. 22(4), 300-305, 2011.
SANTOS, W. L. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília, 2011.
SELWYN, N. O que queremos dizer com “educação” e “tecnologia”? 2016. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.
SELWYN, N. Educação e tecnologia: questões críticas. 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.
SOUZA, D. P. B. S. Formação crítica, para cidadania, e tecnologias digitais: reagentes para uma educação em Química. 2022. f 167. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2022.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.
STRECK, D. R.; PITANO, S. C.; MORETTI, C. Z. Educar pela participação, democratização do poder: o legado freiriano na gestão pública. Educação em Revista, n. 33 (2017) p. 1-19. https://doi.org/10.1590/0102-4698167880. Acesso em: 17 mar. 2022.
VALENTE, J.; ALMEIDA, M. E. B. Políticas tecnológicas brasileiras na educação: história e lições aprendidas. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, [S. l.], v. 28, p. 94, 2020. DOI: 10.14507/epaa.28.4295. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4295. Acesso em: 1 nov. 2022.
WERLE, F. O. C. Educação básica: a dimensão do legal e do concreto. In: STRECK, D. R. (org.). Educação básica e o básico na educação. São Leopoldo: Ed. Sulina, 1996. P. 68-90.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Profª Drª, Profª Drª
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.