Os sentidos políticos atribuídos à função social da escola pelos professores iniciantes na carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30098

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Formação de professores, Sentidos da escola, Trabalho docente

Resumo

Apresentamos uma investigação sobre o professor iniciante na carreira, objetivando entender os sentidos políticos atribuídos à função da escola por estes docentes. A ideia dessa investigação surge com indagações postas sobre o início da docência, pautando as dificuldades e descobertas da fase enquanto iniciante, são referências para o estudo os trabalhos de Hubermam (2000). Articulando as abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas, esta pesquisa é de caráter amostral, utilizando de entrevistas realizadas com professores, visando trabalhar com sujeitos recém ingressos em sala de aula como docentes, realizando entrevistas com 10 professores da educação básica. Embasadas em um estudo referenciado na metodologia do núcleo de significação (Aguiar e Ozella, 2013), sintetizamos os sentidos dos docentes sobre o papel da escola a partir de três categorias: a) Escola para a adaptação social; b) Escola para reforma social; e c) Escola para a mudança social, o que nos permite contribuir com o campo da formação de professores, especificamente sobre a entrada na carreira docentes, seus desafios e realizações, fortalecendo a  função de uma escola vinculada a um compromisso social da emancipação humana.

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Biografia do Autor

Deise Ramos da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutora em Educação (2020) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagoga (2013) e Mestre em Educação (2016) pela Universidade de Brasília (UnB). Membro pesquisadora do CEPE/UFPel (Centro de Estudos em Políticas Educativas) e do GEPFAPe/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação é Atuação de Pedagogos/Professores). Colaboradora no GEPT/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho). Professora da SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal). Foi formadora de educadores de Educação de Jovens e Adultos, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (2012-2014). Desenvolve pesquisas com ênfase na formação e trabalho docente, organização do trabalho educativo, políticas públicas, formação política do educador, valorização docente, projetos de sociedade, sentidos do trabalho.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

ROCHA, D. R. da; CURADO-SILVA, K. A. P. C. Os sentidos políticos atribuídos à função social da escola pelos professores iniciantes na carreira. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30098, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30098. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30098. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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Artigos de demanda contínua

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