Análise dos pressupostos educacionais da homeschooling no Brasil a partir de Paulo Freire e Matthew Lipman
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v48.32188Palavras-chave:
Integração, Pensar reflexivo, Homeschooling, Paulo Freire, Matthew LipmanResumo
Este artigo analisou os conceitos de integração de Freire e de pensar reflexivo de Lipman para embasar uma educação libertadora, contrapondo-se à fundamentação da educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Para isso, levantamos a seguinte questão: que educação pressupõe a homeschooling diante das contribuições de Freire e Lipman? Num primeiro momento, buscaremos compreender o conceito de integração em Freire para analisar os pressupostos da homeschooling. Em seguida, abordaremos a noção de pensamento reflexivo em comunidade de investigação de Lipman para analisar os referidos pressupostos, e refletiremos acerca das contradições presentes na homeschooling. m estudo bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentada nas obras dos dois referidos autores para compreender seus conceitos de integração e de pensar reflexivo. Este esboço conceitual crítico explora a fundamentação teórica do homeschooling no Brasil, sob a perspectiva do pensamento crítico e uma educação que fomenta democracia, igualdade e reconhecimento da diferença. As propostas de Lipman e Freire enfatizam uma educação centrada na experiência de pensamento, valorizando o contraditório em um contexto dialógico, problematizador, crítico e criativo. Essa abordagem busca integração sociocultural, dando voz aos oprimidos e promovendo uma prática democrática que compreende o contexto político-econômico da opressão. A educação proposta por esses pensadores é uma práxis que articula a construção do conhecimento e a transformação das desigualdades sociais e culturais. Essa perspectiva educacional se contrapõe aos modelos conservadores, autoritários e arbitrários, como a homeschooling, que prejudicam o ensino público, a justiça social, o desenvolvimento integral da pessoa e a democracia.
Downloads
Referências
ALAVINA, F. de O. Depois da Escola? Homeschooling e a Recusa do Espaço Público. 2022. Disponível em: http://www.paginas.fe.usp.br/eventos/evento/eventos_evento.php?acao=Visualizar_Arquivo&tipo=trabalho_completo&eventosevento_codigo=5890&eventoseventoinsc_numero=55&eventoseventoinsctrabalho_numero=1. Acesso em: 26 set. 2022.
DEWEY, J. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Tradução de Haydée Camargo Campos. 4ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, J. Democracia e Educação: uma introdução para a Filosofia da Educação. 4. Ed. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1979b.
DJU, A. O.; MURARO, D. N. A infância como o outro libertador. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16618. Acesso em: 4 out. 2022.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 29. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 22. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P: Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Solidariedade. 3. Ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Professora, Sim; Tia, Não: Cartas a quem ousa ensinar. 24. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000.
HENNING, L. M. P. Experiência existencial no Pensamento freiriano. Revista Educação e Emancipação, São Luís: Universidade Federal do Maranhão [Programa de Pós-Graduação em Educação] v. 12, n. 1, p. 33-53, jan./abr. 2019.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MAURANO, L. M. S.; HENNING, L. M. P. Quais Relações Podemos Traçar entre o Conceito de Pensamento reflexivo deweyano e a Formação do Pesquisador em Educação no Brasil? Florianópolis: X ANPED SUL, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/888-0.pdf. Acesso em: 05 fev. 2021.
MURARO D. N.; SOUSA C. J. O filosofar na educação básica em uma Comunidade de investigação. Revista do NESEF. A filosofia na educação de crianças e jovens. v. 9, nº 2, p. 77-94, ago./dez. 2019. Disponível em: https://educacao.ufpr.br/nesef/wp-content/uploads/sites/10/2019/12/8-O-filosofar-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica.pdf. Acesso em: 31 maio 2020.
LIPMAN, M. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LIPMAN, M. O Significado político da Comunidade de Investigação. In: LIPMAN, M. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 353-369.
OLIVEIRA, R. L. P.; BARBOSA, L. M. R. O neoliberalismo como um dos fundamentos da educação domiciliar. Pro-posições, v. 28, n. 2 (83), p. 193-212, Maio/Ago. 2017.
PIMENTA, R. Investigação, Educação e Democracia. Educação. História da Pedagogia: John Dewey, São Paulo, Segmento, v. 6, p. 64-73, dez. 2010.
SILVA, S. O Pensar Certo e a Educação na Obra de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação). 201f. Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2015.
VASCONCELOS, M. C. C. A casa e os seus Mestres: a educação doméstica como prática das elites no Brasil de oitocentos. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação, 2004.
VASCONCELOS, M. C. C. Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha? Pro-posições, v. 28, n. 2 (83), p. 122-140, Maio/Ago. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Oliveira Dju, Patrícia Melo Magoga, Darcísio Natal Muraro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.