A docência EBTT nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação em serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30793

Palavras-chave:

Carreira EBTT, Docência em EPT, Formação em serviço

Resumo

Este artigo buscou analisar os discursos de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II que atuam no Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação aos desafios de sua carreira. A partir das discussões sobre profissionalização docente, formação em serviço e trabalho como princípio educativo, discutimos a docência em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e buscamos compreender as possibilidades de atuação para esses profissionais. Enquanto pesquisa qualitativa e intervencionista, foi nossa intenção contribuir para a modificação da realidade do espaço de atuação por meio da oferta de um curso de formação continuada na modalidade EAD. Para interpretação dos dados gerados, utilizamos a Análise Dialógica do Discurso (ADD). Ao analisarmos os resultados, foi perceptível que o curso permitiu que os docentes conhecessem ou aprofundassem conceitos da área de EPT, contribuindo para a construção de uma postura reflexiva desses participantes da pesquisa frente a sua própria prática profissional.

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Biografia do Autor

Gabriela Neves Barcelos da Costa, Colégio Pedro II

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (2007), Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014) e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (2022). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental há 14 anos. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, atuando em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Sociedade - GEPES, do Colégio Pedro II. Atualmente, faz parte do projeto de pesquisa Ateliê Interdisciplinar de Produção Curricular e Didática, com foco no Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

Marcel Alvaro de Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da mesma instituição. Possui Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É líder do Grupo de Pesquisas PLELL - Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (CNPq). Tem se dedicado a pesquisas sobre literatura e escola, leitura literária, práticas de letramentos literários e formação de professores.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

COSTA, G. N. B. da; AMORIM, M. A. de. A docência EBTT nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação em serviço. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30793, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30793. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30793. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua