Fundamentos teórico-metodológicos das diretrizes curriculares do ensino fundamental de Criciúma/SC (2020): continuidade e ruptura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30088

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Diretrizes Curriculares de Criciúma, Teoria Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia das Competências

Resumo

O presente artigo tem como enfoque os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de Criciúma/SC (2020), sendo este um apanhado das reflexões presentes numa pesquisa documental para dissertação de mestrado. A elaboração das novas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de Criciúma (2020) se deu na tentativa de continuidade do documento anterior, do ano de 2008, bem como para atender a necessidade de conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temos como hipótese que as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de Criciúma (2020) caracterizam uma relação paradoxal no que se refere a sua condição ontológica das ideias pedagógicas predominantes no documento, visto que as diretrizes apresentam tanto a psicologia histórico-cultural (presente em seus documentos curriculares anteriores) quanto a pedagogia das competências (presente na BNCC). Serão feitos apontamentos sobre o processo de continuidade, tratando-se da teoria histórico-cultural, como também sobre a ruptura, dada no momento em que há a tentativa de articulação entre pedagogia das competências e psicologia histórico-cultural, sabendo-se que a psicologia histórico-cultural requer uma pedagogia contra-hegemônica, advinda dos preceitos marxistas, tal qual a pedagogia histórico-crítica.

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Biografia do Autor

Géssica Dal Pont, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Professora de Educação Física efetiva da Rede Municipal de Ensino de Criciúma.
Formada em Educação Física pela UNESC, Mestre em Educação pela UNISUL, ambas em Santa Catarina/ Brasil.

Matheus Bernardo Silva, Unisul

Doutor em Educação - Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação - Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Educação Física (Curso de Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense

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Publicado

13-06-2023

Como Citar

DAL PONT, G.; SILVA, M. B. Fundamentos teórico-metodológicos das diretrizes curriculares do ensino fundamental de Criciúma/SC (2020): continuidade e ruptura. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30088, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30088. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30088. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua