Narrativas de egressas do curso de Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais: experiências do habitar a profissão docente
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34646Palavras-chave:
Pedagogia com Habilitação na Educação Infantil e Série Iniciais, Formação em serviço, Educação Básica, Pesquisa Narrativa, Experiência PedagógicaResumo
Este trabalho objetivou compreender como as experiências formativas das professoras egressas do Programa de Formação em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) dialogam com suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar da Educação Básica. Metodologicamente, o estudo está ancorado na Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, uma vez que visa explorar os significados das histórias de vida-formação-profissão. Como dispositivo de produção de informações, utilizamos a Entrevista Narrativa, que foi realizado com 6 (seis) colaboradoras. Mobilizando conceitos transversalizadores da prática educativa desenvolvida no cotidiano da Educação Básica, a pesquisa revelou existência de lacunas da formação em serviço e os empecilhos que algumas colaboradoras enfrentaram durante a formação, mas que não foram o suficiente para que elas tivessem desistido de seguir trilhando com formação na universidade. Outro resultado evidenciado no presente estudo é que o cotidiano vivido pelas narradoras, depois de egressas, tornou-se um espaço de reinvenção em suas multiplicidades de modos de motivações, em que cada professor entende o espaço da formação como um local para reflexividade transformadora, gerando assim uma transformação social emancipada, revelada e tecida nos diferentes modos de cada um habitar a profissão docente na Educação Básica.
Downloads
Referências
ALVES, Iron Pedreira; PEIXOTO, Vanessa da Silva; PEREIRA, Juliana Laranjeira. Avaliar para aprender: por uma avaliação formativa no ensino superior. In: ALVES, Iron Pedreira; PEIXOTO, Vanessa da Silva; PEREIRA, Juliana Laranjeira. (org.). Itinerários formativos para a docência universitária. Feira de Santana. Editora Zarte, 2023.
BAHIA. Secretaria de Educação e Cultura. Universidade Estadual de Feira de Santana. Renovação de Reconhecimento de Curso - Licenciatura em Ensino Fundamental. Feira de Santana, 2012.
BOLÍVAR, Antônio. Aetodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. Universidad de Granada, Espanha. 2011.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Tremores: escritos sobre a experiência. 1. Ed - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BRASIL. Lei n. 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 06 ago. 2023.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1 Artes de fazer. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Manual de Investigação Narrativa: Mapeando para Metodologia. Mil Oaks: Sábio, 2006.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/EFU. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
FARIA, Ivan; IRIAT, Mirela Figueiredo Santos. O estudante universitário: necessidades e potencialidades. In: ALVES, Pedreira Iron; LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista;
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GATTI, Bernadete Angelina. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete. Potenciais riscos aos participantes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 133 p; v.1. 2019.
MUSSI, Amali de Angelis. Itinrários formativos para a docência universitária. In: ALVES, Pedreira Iron; LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista; PEREIRA, Juliana Laranjeira. (org.). Itinerários formativos para a docência universitária. Feira de Santana. Editora Zarte, 2023.
NÓVOA, António (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Formação Contínua de Professores - Realidades e Perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013, pp. 15-38.
PIMENTA, Selma Garrida (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
RIBEIRO, Marinalva Lopes; SILVA, Fabrício Oliveira. A relação professor e estudante e o clima de sala de aula. In.: ALVES, Pedreira Iron; LIMA, Ana Carla Ramalho Evangelista; PEREIRA, Juliana Laranjeira. (org.). Itinerários formativos para a docência universitária. Feira de Santana. Editora Zarte, 2023.
RICOEUR, Paul. Do texto à ação. Ensaios de hermenêutica II. Porto: Rés-Editora, 1989.
RICOEUR, Paul. Teoria e Narrativa 2 – A configuração do tempo na narrativa de ficção. Tradução de Márcia Valéria Martinez de AguiarArtur Mourão, Edições 70. ISBN. 978-85-7827. 2005.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Modos de habitar a profissão docente na Educação Básica: estado da arte das pesquisas na Bahia. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 4 p. 01-24, out./dez. 2020.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Narrativas de experiências pedagógicas: territórios de (re)existências na formação docente. Rutas de formación: práticas y experiencias, 11, 15-24. 2020.
SILVA, Fabrício Oliveira da. Temporalidades, cotidiano escolar e iniciação à docência. In.: RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira da Silva (org.). Iniciação à docência na educação básica: experiências formativas no Pibid – Salvador: Eduneb, 2019.
SILVA, Fabrício Oliveira; MOTA, Charles Maycon de Almeida. Coletânea Profissão Docente na Educação Básica: formação de professores/as na educação básica [recurso eletrônico] / organização de Fabrício Oliveira da Silva, Charles Maycon de Almeida Mota – 1.ed. - Curitiba: Brazil Publishing, v.3, 1086p.: il. 2021.
SOUZA, Elizeu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A.D; HETKOWSKI, T.M. (org.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA. 310 p. ISBN 978-85-232-0484-6. 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabrício Oliveira da Silva, Antonio Eduardo Alves Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.