Narrativas de egressas do curso de Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais: experiências do habitar a profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34646

Palavras-chave:

Pedagogia com Habilitação na Educação Infantil e Série Iniciais, Formação em serviço, Educação Básica, Pesquisa Narrativa, Experiência Pedagógica

Resumo

Este trabalho objetivou compreender como as experiências formativas das professoras egressas do Programa de Formação em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) dialogam com suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar da Educação Básica. Metodologicamente, o estudo está ancorado na Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, uma vez que visa explorar os significados das histórias de vida-formação-profissão. Como dispositivo de produção de informações, utilizamos a Entrevista Narrativa, que foi realizado com 6 (seis) colaboradoras. Mobilizando conceitos transversalizadores da prática educativa desenvolvida no cotidiano da Educação Básica, a pesquisa revelou existência de lacunas da formação em serviço e os empecilhos que algumas colaboradoras enfrentaram durante a formação, mas que não foram o suficiente para que elas tivessem desistido de seguir trilhando com formação na universidade. Outro resultado evidenciado no presente estudo é que o cotidiano vivido pelas narradoras, depois de egressas, tornou-se um espaço de reinvenção em suas multiplicidades de modos de motivações, em que cada professor entende o espaço da formação como um local para reflexividade transformadora, gerando assim uma transformação social emancipada, revelada e tecida nos diferentes modos de cada um habitar a profissão docente na Educação Básica. 

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor (2020) e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Antonio Eduardo Alves Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, (2024). Pedagogo pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2012). Especialista em Desenho com ênfase em: Memória e Registro Visual e Metodologia do Desenho pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2014). Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016). Foi aluno especial do Programa de Pós - Graduação em Educação - PGE (Mestrado) UEFS (2013) da disciplina Cultura e Educação. Associado da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) desde 2022. Faço parte como visitante do grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica DIVERSO, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Básica, Coordenação, Cultura e Análise de Imagem. Atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UEFS de 2010 a 2012 com o subprojeto: Alfabetização: desafios do ler e do escrever na escola pública. Atuei como Pedagogo no Centro Público de Economia Solidária (CESOL) - BACIA DO JACUÍPE - REDE PINTADAS. Atualmente sou Servidor Público Municipal na cidade de Ipecaetá - BA, atuando como Supervisor Pedagógico dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação e como Presidente do Fórum Municipal de Educação (2021-2013/ 2023-2025) e Servidor Público Municipal na cidade de Feira de Santana, atuando como Coordenador Pedagógico dos Anos Iniciais.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Antonio Eduardo Alves. Narrativas de egressas do curso de Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais: experiências do habitar a profissão docente. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34646, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34646. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34646. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

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