Educação infantil em tempo integral: uma análise dos Planos Educacionais de Serra e Vila Velha
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34058Palavras-chave:
direito à educação, educação infantil em tempo integral, Planos EducacionaisResumo
Este artigo objetiva analisar os desafios que se colocam ao processo de implementação da educação infantil em tempo integral, à luz dos Planos Municipais de Educação, nos dois municípios mais populosos da Região Metropolitana da Grande Vitória, Vila Velha e Serra. Realiza um estudo exploratório, tendo como instrumentos de pesquisa, análise de documentos oficiais, bem como entrevistas semiestruturadas com coordenadores das Gerências de Educação Infantil das Secretarias Municipais, presidentes dos Conselhos Municipais e representantes da educação infantil e da educação em tempo integral desses Conselhos. Os resultados indicam que a oferta da educação infantil em tempo integral se constitui um desafio e a gestão municipal a princípio, busca garantir a pré-escola, obrigatória para crianças de quatro a cinco anos. Conclui-se que a implementação dos planos educacionais demanda esforço para subverter o repto que, desde a Constituição Cidadã, o campo educacional enfrenta, a garantia do direito à educação para todos.
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