Educação infantil em tempo integral: uma análise dos Planos Educacionais de Serra e Vila Velha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34058

Palavras-chave:

direito à educação, educação infantil em tempo integral, Planos Educacionais

Resumo

Este artigo objetiva analisar os desafios que se colocam ao processo de implementação da educação infantil em tempo integral, à luz dos Planos Municipais de Educação, nos dois municípios mais populosos da Região Metropolitana da Grande Vitória, Vila Velha e Serra. Realiza um estudo exploratório, tendo como instrumentos de pesquisa, análise de documentos oficiais, bem como entrevistas semiestruturadas com coordenadores das Gerências de Educação Infantil das Secretarias Municipais, presidentes dos Conselhos Municipais e representantes da educação infantil e da educação em tempo integral desses Conselhos. Os resultados indicam que a oferta da educação infantil em tempo integral se constitui um desafio e a gestão municipal a princípio, busca garantir a pré-escola, obrigatória para crianças de quatro a cinco anos. Conclui-se que a implementação dos planos educacionais demanda esforço para subverter o repto que, desde a Constituição Cidadã, o campo educacional enfrenta, a garantia do direito à educação para todos.

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Biografia do Autor

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Bolsista de doutorado da Fapes.

Mestra em Educação pela Ufes.

Telmy Lopes de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

08-04-2025

Como Citar

AUER, Franceila; OLIVEIRA, Telmy Lopes de; ARAÚJO, Vania Carvalho de. Educação infantil em tempo integral: uma análise dos Planos Educacionais de Serra e Vila Velha : . Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34058, 2025. DOI: 10.18593/r.v49.34058. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34058. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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