A inclusão escolar de alunos com deficiência: um olhar em Paulo Freire e Carlos Skliar
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.32918Palavras-chave:
inclusão escolar, pessoa com deficiência, diálogo, alteridadeResumo
Neste artigo, compartilhamos um olhar sobre as contribuições de Paulo Freire e Carlos Skliar em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência na escola. Seu objetivo é problematizar a inclusão escolar a partir do conceito de diálogo de Paulo Freire e de alteridade de Carlos Skliar. Consideramos que estes conceitos acarretam novas possibilidades e caminhos sobre questões de exclusão das diferenças e incentivam novos debates educacionais. A pesquisa foi bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Freire contribui com a educação inclusiva ao ressaltar a necessidade de agir sobre a realidade social com o objetivo de modificá-la, ação que é interação, colaboração a partir do diálogo. E a alteridade que Skliar nos apresenta acarreta questionamentos sobre quem é o “outro” a ser incluído, o que questiona o padrão de normalidade. Os desafios para a educação implicam em desenvolver revisões contínuas e profundas no empenho de se reconhecer a alteridade e promover o diálogo, na busca de não mais ser necessário buscar a inclusão, por não haver mais exclusões, não haver mais “o outro” a quem se deva incluir e por todos terem o direito de dizer a sua palavra em comunidade.
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