A inclusão escolar de alunos com deficiência: um olhar em Paulo Freire e Carlos Skliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.32918

Palavras-chave:

inclusão escolar, pessoa com deficiência, diálogo, alteridade

Resumo

Neste artigo, compartilhamos um olhar sobre as contribuições de Paulo Freire e Carlos Skliar em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência na escola. Seu objetivo é problematizar a inclusão escolar a partir do conceito de diálogo de Paulo Freire e de alteridade de Carlos Skliar. Consideramos que estes conceitos acarretam novas possibilidades e caminhos sobre questões de exclusão das diferenças e incentivam novos debates educacionais. A pesquisa foi bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Freire contribui com a educação inclusiva ao ressaltar a necessidade de agir sobre a realidade social com o objetivo de modificá-la, ação que é interação, colaboração a partir do diálogo. E a alteridade que Skliar nos apresenta acarreta questionamentos sobre quem é o “outro” a ser incluído, o que questiona o padrão de normalidade. Os desafios para a educação implicam em desenvolver revisões contínuas e profundas no empenho de se reconhecer a alteridade e promover o diálogo, na busca de não mais ser necessário buscar a inclusão, por não haver mais exclusões, não haver mais “o outro” a quem se deva incluir e por todos terem o direito de dizer a sua palavra em comunidade.

 

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Biografia do Autor

Sandra Aparecida de Bem Stefanes, Fundação Catarinense de Educação Especial

Graduada em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Especialista em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestra em Educação pela UNESC. Analista Comportamental DISC Profiler certificada pela Solides LCC, Solides AS. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente como psicóloga clínica e atuante nas seguintes áreas: direitos das pessoas com deficiência, legislação, educação inclusiva e especial. Psicóloga na Fundação Catarinense de Educação Especial; Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina e membro da Comissão Psicologia e Pessoas com Deficiência.

Janine Moreira, UNESC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação realizado na Universidade de Córdoba, na Espanha (2000), e convalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação na Universidade de Murcia, na Espanha (2016). É professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Criciúma. É líder do Grupo de Pesquisa Descolonização, Educação e Processos Subjetivos. Desenvolve projetos na área de educação em saúde, educação permanente em saúde, patologização e processos de subjetivação. Teoricamente, trabalha com o existencialismo, com a educação popular e com os estudos decoloniais.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

STEFANES, S. A. de B.; MOREIRA, J. A inclusão escolar de alunos com deficiência: um olhar em Paulo Freire e Carlos Skliar. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e32918, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.32918. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32918. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua