Mediação na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural como instrumento para inclusão escolar de crianças com TEA

Autores

  • Any Louize Aires Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0009-0008-7602-5358
  • Jane Peruzo Iacono Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34553

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Mediação, Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem e Desenvolvimento, Inclusão Escolar

Resumo

A pesquisa, exploratória, bibliográfica e qualitativa, refere-se a produções científicas publicadas de 2012 a 2022 na BDTD, CAPES e SciELO, com objetivo de identificar e analisar na literatura do estado do conhecimento, o conceito de mediação fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e relacionado ao trabalho pedagógico com crianças com Transtorno do Espectro Autista quanto ao papel mediador dos pais dessas crianças, de seus professores da escola comum, e o papel mediador das crianças sem deficiência da escola comum no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança com TEA em sala de aula. Como resultados constatou-se a importância da mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com TEA pois, conforme indicado na literatura, a partir da mediação intencional e planejada - realizada por professores, pais e alunos sem deficiência e usando-se instrumentos mediadores – possibilita-se à criança com TEA explorar diferentes formas de aprender, brincar e agir, o que contribui para o desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores (FPS) como imaginação, atenção, memória, pensamento, abstração e linguagem. Identificou-se que além dos professores, pais e demais alunos sem deficiência da sala de aula comum, outras pessoas na escola exercem a função de mediadoras do trabalho pedagógico, como os cuidadores e profissionais de apoio escolar, e que instrumentos e signos como pranchas de Comunicação Alternativa e Aumentativa, aparelhos tecnológicos, fantasias e brinquedos, constituem-se como elementos sígnicos mediadores, também fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com TEA em seu processo de inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Any Louize Aires, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Psicóloga graduada pela Universidade Paranaense. Membro dos Grupos de Pesquisa: Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD). Rua Recife, nº 611, Centro, Cascavel-Pr - CEP: 85803-780; anyairess@gmail.com.

Jane Peruzo Iacono, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada nível A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná atuando no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É integrante do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais - PEE; membro dos Grupos de Pesquisa: Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD) e Grupo de estudos e pesquisa em educação básica e ensino superior: pessoa com deficiência/necessidades educacionais especiais (GEPEBES). Rua Monjoleiro, nº 139, Recanto Tropical, Cascavel-Pr - CEP: 85807-300; janeperuzo@gmail.com.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

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Edição

Seção

Artigos de demanda contínua