Construção da identidade docente de professores de Educação Física iniciantes na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34599

Palavras-chave:

Professor Iniciante, Identidade Docente, Cultura Escolar, Socialização docente

Resumo

Este estudo buscou compreender a complexidade da construção da identidade docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira a partir da socialização em seu mundo de trabalho. Foi construído um estudo do tipo etnográfico educacional crítico, com o uso de observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documento. O estudo foi realizado em duas escolas da rede municipal pública com a participação de professores de educação física iniciantes na docência. Para a seleção dos campos de investigação a secretaria municipal de educação foi consultada para saber onde se encontravam os docentes com até 5 anos de docência na rede de ensino. Como critério de seleção foram escolhidas escolas em diferentes bairros da cidade, buscando maior representatividade possível da realidade do município, além da participação espontânea dos docentes de Educação Física e das direções da escola. Durante o trabalho de campo, que durou 18 meses, foram observadas as rotinas dos docentes, a organização pedagógica da escola, rotina de reuniões e as aulas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Foi compreendido que o sistema organizacional da escola interfere na prática educativa do professor e na forma de pensar e fazer a escola. Nesse sentido, o percurso docente é mediado pela política educacional na escola, mobilizando os sentimentos de descoberta e sobrevivência. Foi analisado que os saberes da docência se mobilizam na rede de inter-relações sociais entre os sujeitos da cultura escolar. Apontando que a socialização docente é fruto das interações sociais e faz parte da construção da identidade docente.

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Biografia do Autor

Victor Julierme santos da conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Educação Física. Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano/UFSM. Mestre em Educação/UFSM. Doutor em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Professor do Colégio de Aplicação e do Programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de pPós graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

SANTOS DA CONCEIÇÃO, Victor Julierme; MOLINA NETO, Vicente. Construção da identidade docente de professores de Educação Física iniciantes na docência. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34599, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34599. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34599. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

Seção

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