Narrar a si como doação: experiência, ética e integridade na pesquisa autobiográfica em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34696

Palavras-chave:

Autobiografia, Ética, Experiência, Pesquisa em Educação

Resumo

O presente ensaio tem como objeto a dimensão ética da autobiografia na pesquisa em Educação. A partir de uma abordagem teórica pluralista afirma-se que os caminhos para se trilhar em uma pesquisa são vastos, e ao se deparar com uma folha em branco escolhas precisam ser feitas e que elas sofrem influência do lugar que ocupamos, permeado por pressões externas e o desejo de construir uma pesquisa significativa, para além da adequação técnica. No ato de narrar a si nos doamos ao Outro e ao mundo, implicando em um despojamento de si, um “eis-me aqui” que não exige nada em troca, configurando-se como um ato ético radical. O texto está organizado em duas partes. Na primeira explora a relação da autobiografia com as noções de experiência e escrevivência, a partir de Evaristo (2020a, 2020b) e Larrosa (2017, 2021) e, na segunda, reflete sobre o propriamente ético na pesquisa autobiográfica com o suporte em Levinas (2009) e Souza (2016, 2018). Afirma a autobiografia em educação como a eticidade de um gesto que compreende a quintessência da pesquisa em Educação por indagar sobre como se torna o que se é e por oferecer-se sem exigência de reciprocidade ao Outro.

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Biografia do Autor

Alexssandro Schappo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia - GRUPEVD

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

SCHAPPO, Alexssandro; PICOLI, Bruno Antonio. Narrar a si como doação: experiência, ética e integridade na pesquisa autobiográfica em educação. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34696, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34696. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34696. Acesso em: 20 jul. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

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