Ação na pesquisa-ação: análise de teses e dissertações que investigaram a formação continuada de professores da educação básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34951Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Educação Básica, Pesquisa-ação, metodologia de pesquisaResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender o modo como se apresenta a ação na pesquisa-ação em Teses e Dissertações brasileiras, defendidas nas duas primeiras décadas do século XXI, que investigaram a formação continuada de professores da Educação Básica. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de Thiollent (1986, 1997), Tripp (2005), André (2001), Freire (2016; 2017) e Nóvoa (2012; 2022). Trata-se de um estudo de revisão, de abordagem qualitativa, cujos dados foram gerados a partir da análise dos resumos e percursos metodológicos dos textos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Partindo do que define uma pesquisa-ação, foram relacionadas as seguintes categorias de análise: i) a definição do objetivo geral; ii) a relação entre situação-problema e ação projetada e, iii) a participação do pesquisador. Os resultados indicam que, apesar de muitas pesquisas não apresentarem em seus resumos e textos introdutórios a identificação do problema gerador da investigação, a análise do objetivo geral permite inferir o problema que deu origem à investigação e analisar a sua relação com as ações propostas e a atuação do pesquisador. Identificamos que, embora haja variação nas terminologias utilizadas e no modo de apresentação, a maioria das pesquisas-ação apresenta como intencionalidade a atuação diante de um problema do contexto. Os conhecimentos gerados podem contribuir de forma significativa para que a formação continuada de professores da educação básica seja pensada e planejada de forma intencional e contínua e engendre políticas e programas de formação.
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