Ação na pesquisa-ação: análise de teses e dissertações que investigaram a formação continuada de professores da educação básica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34951

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Educação Básica, Pesquisa-ação, metodologia de pesquisa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender o modo como se apresenta a ação na pesquisa-ação em Teses e Dissertações brasileiras, defendidas nas duas primeiras décadas do século XXI, que investigaram a formação continuada de professores da Educação Básica. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de Thiollent (1986, 1997), Tripp (2005), André (2001), Freire (2016; 2017) e Nóvoa (2012; 2022). Trata-se de um estudo de revisão, de abordagem qualitativa, cujos dados foram gerados a partir da análise dos resumos e percursos metodológicos dos textos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Partindo do que define uma pesquisa-ação, foram relacionadas as seguintes categorias de análise: i) a definição do objetivo geral; ii) a relação entre situação-problema e ação projetada e, iii) a participação do pesquisador. Os resultados indicam que, apesar de muitas pesquisas não apresentarem em seus resumos e textos introdutórios a identificação do problema gerador da investigação, a análise do objetivo geral permite inferir o problema que deu origem à investigação e analisar a sua relação com as ações propostas e a atuação do pesquisador. Identificamos que, embora haja variação nas terminologias utilizadas e no modo de apresentação, a maioria das pesquisas-ação apresenta como intencionalidade a atuação diante de um problema do contexto. Os conhecimentos gerados podem contribuir de forma significativa para que a formação continuada de professores da educação básica seja pensada e planejada de forma intencional e contínua e engendre políticas e programas de formação.

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Biografia do Autor

Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Universidade Regional de Blumenau

Doutora Educação pela FURB (Universidade Regional de Blumenau), pesquisando a Inserção à docência de professoras alfabetizadoras. Integro a Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e faço parte do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Cursei Pedagogia na Universidade do Oeste de Santa Catarina (1993). Fiz Especialização em Alfabetização nas Séries Iniciais na FURB (1996). Mestrado em Educação pela FURB (2004), com pesquisa sobre a mediação pedagógica para a apropriação da linguagem escrita. Atuo como professora alfabetizadora há 30 anos. Atuei como professora supervisora do PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento de 2012 a 2017 e na assessoria pedagógica da Universidade Regional de Blumenau, de 2018 a 2021. Atuo como professora da disciplina Alfabetização e letramento do Curso de Pedagogia - FURB e na formação continuada de professores. Interesse em: Desenvolvimento Profissional Docente (Formação Inicial e Continuada de Professores); Teoria Histórico-Cultural; Alfabetização e Letramento; Processos de Ensino e Aprendizagem.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau e Universidade da Região de Joinville

Cursou Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras em julho/2014 a julho/2018 e coordenou o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes; da ANPEd e da ANFOPE. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, especialmente a formação inicial, inserção profissional e formação continuada de professores.

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Publicado

08-04-2025

Como Citar

TOMELIN, Nilton; SOPELSA, Cleide dos Santos Pereira; RAUSCH, Rita Buzzi. Ação na pesquisa-ação: análise de teses e dissertações que investigaram a formação continuada de professores da educação básica no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34951, 2025. DOI: 10.18593/r.v49.34951. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34951. Acesso em: 22 jun. 2025.

Edição

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